Profissionais da Educação participam de formação continuada em Araguaína

Formação Continuada

17.10.2016

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína realizou nesta quinta-feira, 13, uma capacitação para servidores do Colégio Estadual Campos Brasil e da Escola Estadual de Tempo Integral Deputado José Alves. Participaram cerca de 50 profissionais entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino.

De acordo com a diretora Regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, o objetivo da formação é proporcionar às equipes pedagógicas das escolas encontros interativos com foco na melhoria da aprendizagem.  “Buscamos desenvolver, por meio de oficinas de planejamento pedagógico, os conteúdos programáticos propostos para os alunos do ensino fundamental, tendo como base os resultados das avaliações. A intenção é realinhar os conteúdos a partir das necessidades dos alunos para que eles cheguem à série seguinte sem defasagem em relação ao conteúdo do ano anterior”, frisa.

Foram abordadas na capacitação as avaliações internas e externas da educação básica como Saeb, Prova Brasil, aplicadas em todo o país, e a Avaliação Diagnóstica e os Simulados do Enem, implementados neste semestre na rede estadual de ensino do Tocantins.

Os educadores também participaram de oficinas sobre o alinhamento de conteúdos, com base nos resultados das avaliações, planejamento interdisciplinar e elaboração de itens que compõem as avaliações em questão.