Profissionais da Educação fazem treinamento de coleta de dados do Censo Escolar

Paraná

20.05.2022

Foi encerrado na última quinta-feira (19) o Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, que aconteceu em Londrina desde terça-feira (17). Durante a reunião técnica, foi realizado um treinamento com os profissionais das secretarias de Educação que executam o Censo no Paraná, para orientá-los a respeito dos novos procedimentos que serão executados no levantamento de dados em 2022.

O encontro é promovido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com a Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná). Participaram representantes do INEP e de secretarias municipais de Educação, além de técnicos de diferentes setores da Seed-PR, como Dados Educacionais, EJA, Novo Ensino Médio e Educação Especial.

"Na coleta de dados do Censo de 2022, nós teremos muitas alterações. Em especial, devido ao Novo Ensino Médio. Contratos, convênios e parcerias também passaram por mudanças na coleta", diz Fernanda Paula Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados Educacionais da Seed-PR.

Dados da Educação — O Censo Escolar é um levantamento estatístico referente à educação básica e à profissional, nas redes públicas e privadas do Brasil. Essas informações subsidiam programas educacionais de todo o país, servem como base para a criação de políticas públicas e auxiliam na organização de exames como o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na distribuição de recursos, por exemplo.

Nesta quinta-feira (19), foi divulgada a segunda etapa do Censo Escolar relativo a 2021. Essa etapa abrange dados relativos a aprovação, reprovação e abandono escolar. Em janeiro, foi divulgada a primeira etapa do Censo Escolar de 2021, que contempla dados referentes a matrículas, escolas, gestores, turmas, alunos e docentes.