Profissionais da Educação do Pará se preparam para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Pará

26.04.2023

Com foco na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Unidade Seduc na Escola 15 (USE 15) promoveu um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais pertencentes à gestão, nesta terça-feira (25), para ressaltar a importância da preparação para a prova nacional. O exame está previsto para o período de 23 de outubro a 3 de novembro. O encontro foi realizado no auditório da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

“Esse é o momento em que procuramos lançar o planejamento para o SAEB 2023. E, estamos buscando a nossa superação para ir atrás da melhor nota no Ideb, com isso podemos mostrar a qualidade do nosso ensino para a sociedade”, conta Inaldo Alves, gestor da USE 15. 

Durante a programação houve apresentações culturais e palestras que reforçam os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares. A diretora da escola Jornalista Romulo Maiorana, Claudiane Batista, está na expectativa para que unidade consiga alcançar a sua meta.

“Muitos alunos fazem a prova sem ter consciência do que é a avaliação, mesmo com todas as orientações que repassamos a eles, mas sabemos que é um trabalho gradativo e que a cada ano conseguimos aumentar o índice de participação. Temos feito reuniões e várias atividades para organizar as pontuações e verificar quais as dificuldades, a partir daí focar especificamente no problema. Estamos na esperança que o nosso ‘foguete’ suba e a gente consiga alcançar a meta”, conta a diretora. 

Avaliacão -  O SAEB é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação tem o intuito de mensurar a qualidade da educação no país, nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

“Preparamos professores, pais e alunos, tudo para incentivá-los. O nosso maior desafio é a partição do alunado. Às vezes acontece de ser uma nota boa, mas a participação não é. Então, procuramos mostrar para eles o quão importante é participar, porque gera benefícios para eles e para a unidade, além de que eles ganham conhecimento”, conclui Karina Carvalhal, vice-diretora da escola Cândido Horácio Evelin.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc