Profissionais da Educação debatem a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais

Formação Continuada

01.02.2021

As competências socioemocionais voltam a ser tema no Evento de Sensibilização/Programa Volta ao Novo: Competências Socioemocionais, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) com o apoio do Instituto Ayrton Senna. O encontro, agendado para a próxima quinta-feira (4), será totalmente on-line, pelo Youtube, e é destinado a todos os servidores da rede estadual de Educação.

A abordagem das competências socioemocionais, em especial as cinco macrocompetências socioemocionais (resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros), não é novidade entre os educadores do Estado. No ano passado, eles foram convidados a participar de uma série de bate-papos, realizados dentro do Programa Volta ao Novo, e que proporcionaram a inserção da temática entre os docentes.

“Os profissionais aprenderam, inclusive, dinâmicas que poderiam ser usadas com os estudantes”, relembra a gerente de Acompanhamento e Gestão dos Polos Regionais de Formação da Seduc, Simone de Oliveira Lemes. De acordo com ela, o evento de sensibilização surge com o intuito de resgatar esses aprendizados e, principalmente, reforçar a necessidade da abordagem das competências socioemocionais em sala de aula. 

Atuação em rede pelas competências socioemocionais

Desde 2017, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades socioemocionais ganharam destaque no currículo da Educação Básica. Para que chegassem até as salas de aula, no entanto, foi necessário desenvolver primeiramente um trabalho junto aos professores da rede.

No ano passado, além das ações promovidas pelo Programa Volta ao Novo, os profissionais da rede estadual de Educação participaram de cursos voltados ao desenvolvimento socioemocional e autoconhecimento. As formações, disponibilizadas pelo Instituto Península na plataforma Vivescer, tinham a intenção de promover reflexões no âmbito pessoal e que pudessem se estender para o âmbito profissional.

Neste ano, a intenção da Seduc, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação, é destacar a importância da atuação em rede no desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas. Por isso, uma nova formação, específica para os Assessores de Gestão Pedagógica (AGPs) e tutores educacionais, está prevista para o mês de fevereiro.

Emocionário

Por meio de uma parceria com o Sebrae-GO, os estudantes da rede estadual passaram a contar com uma coletânea com 97 vídeos, desenvolvida com base nas diretrizes de reestruturação da BNCC.

Chamada “Emocionário”, a coletânea é composta por aulas interativas, pensadas para auxiliar a compreensão das crianças e jovens. O conteúdo do Emocionário foi disponibilizado na aba de conteúdos para o Ensino Fundamental do Portal NetEscola e pode ser acessado por professores, pais e estudantes.