No Amapá
21.09.2020Por Valdeí Balieiro
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), iniciaram nesta segunda-feira, 21, a 2ª etapa do curso "Aprofundamento em Práticas Restaurativas". A ação acontece de forma on-line e se estende até a próxima sexta-feira, 25.
Essa iniciativa faz parte do programa Educação para a Paz (EPaz), desenvolvido pela Seed em parceria com o MPE e o Tjap. De acordo com coordenadora estadual do programa, Maria Dioceles Sousa, essa iniciativa aplica, entre outras coisas, práticas restaurativas aos professores formadores do programa.
“Buscamos levar valores às escolas com metodologias da justiça restaurativa, pacificando as relações e exaltando o diálogo, a comunicação não violenta, tolerância, solidariedade e compreensão, como métodos de resolução de conflitos. Além disso, colaboramos também com a diminuição da evasão escolar ocasionada por atitudes discriminatórias e preconceituosas”, explicou Maria Sousa.
Nesta segunda etapa, os encontros estarão sendo ministrados pela juíza Larissa Antunes e a promotora de Justiça, Silvia Canela, que conta com representatividade de todos os municípios do estado.
Para a juíza Larissa Antunes, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, a pedagogia sistêmica que é um dos pontos abordados no curso é um grande movimento de inclusão.
“Estamos juntos nesse movimento de inclusão e paz. Mas, só teremos essa paz se todos estiverem inclusos. A pedagogia sistêmica é um grande movimento de inclusão na escola, na possiblidade de acesso à unidade escolar, ao ensino, à convivência comunitária. Temos muito a comemorar hoje”, pontuou a juíza.
Seguindo o pensamento da juíza, a promotora de justiça, Sílvia Canela, ressaltou que o momento atual revela a importância da unicidade e da inclusão.
“Esse momento que passamos, de pandemia, nos dá o verdadeiro sentido de unicidade. Precisamos enxergar as possibilidades de acesso às conquistas e direitos garantidos para todos, e isso passa por inclusão”, ressaltou a promotora.
Secretário adjunto da Seed, Dannielsom Thomptsom, o curso desenvolve competências socioemocionais e torna o ambiente escolar mais acolhedor e estimula mudanças nas pessoas.
“Quando fortalecemos essas ações nas escolas para redução de conflitos internos e de violência, o clima organizacional dessa unidade escolar acaba sendo outro, e esses números são imensuráveis, mas sabemos o quanto faz a diferença”, afirmou Thomptsom.
Confira a programação:
21/09/2020 – Segunda | ||
Horário | Conteúdo/Atividade | Palestrante |
8h às 8h30 | Acolhimento: Movimento Vital Expressivo | Selva Teles |
8h30 às 9h | Abertura (Seed) | Dannielsom (Secret. adjunto) |
9h às 10h45 | Pedagogia Sistêmica – O lugar do professor na relação família/escola | Hellen Vieira |
11h45 às 12h | Checkout e encerramento | Dra Silvia/Dra. Larissa |
22/09/2020 – Terça | ||
Horário | Conteúdo/Atividade | Palestrante |
8h às 8h30 | Boas vindas e acolhimento | SEED e NMCPR |
8h30 às 11h45 | Pedagogia Sistêmica: Limites entre Escola e Família | Dra. Larissa |
11h45 às 12h | Checkout e encerramento | Dra Silvia/Dra. Larissa |
23/09/2020 – Quarta | ||
Horário | Conteúdo/Atividade | Palestrante |
8h às 8h30 | Boas vindas e acolhimento | SEED e NMCPR |
8h30 às 10h | Como se preparar para administrar um conflito | Dra. Silvia |
10h às 11h45 | Comunicação Não Violenta - o poder da empatia e da autenticidade | Sven |
11h45 às 12h | Checkout e encerramento | Dra Silvia |
24/09/2020 – Quinta | ||
Horário | Conteúdo/Atividade | Palestrante |
8h às 8h30 | Boas vindas e acolhimento | SEED e NMCPR |
8h30 às 11h45 | CNV – Paradigmas de dominação e da cooperação Os 4 passos da CNV | Dra Silvia/Dra. Larissa |
11h45 às 12h | Checkout e encerramento | Dra Silvia/Dra. Larissa |
25/09/2020 – Sexta | ||
Horário | Conteúdo/Atividade | Palestrante |
8h às 8h30 | Movimento Vital Expressivo | Selva Teles |
8h30 às 11h45 | CNV – Os 4 passos da CNV (continuação) | Dra Silvia/Dra. Larissa |
11h45 às 12h | Checkout e encerramento | Dra Silvia/Dra. Larissa |
*O intervalo será no horário de 10h ou 10h30, em acordo com o palestrante e a turma.