Professores sergipanos são selecionados para produzir material didático de alfabetização

Sergipe

26.01.2023

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), as associações Nova Escola e Bem Comum, divulgaram nesta terça-feira, 24, os nomes dos 12 professores sergipanos que comporão o Time de Autores de Sergipe. Eles serão responsáveis por elaborar o material didático complementar de alfabetização, direcionado ao 1º e ao 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do programa ‘Alfabetizar pra Valer’. 

As inscrições tiveram início em 30 de novembro de 2022 e se estenderam até 09 de janeiro de 2023. Nesse período, 147 docentes sergipanos realizaram a adesão ao processo seletivo e 53 foram entrevistados pela equipe de Nova Escola. O resultado são os 12 aprovados.

Para participar, foi necessário ter experiência comprovada em alfabetização, ter vínculo empregatício com as Redes Municipais ou com a Rede Estadual de Ensino sergipana e já ter participado de cursos sobre o Currículo de Sergipe ou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os livros terão atividades detalhadas, focadas nas práticas docentes e alinhadas ao Currículo de Sergipe. “É importante ressaltar que esse processo seletivo compõe um time diverso (diversidade de gênero, raça/etnia, orientação sexual e localização geográfica), de modo que o Material Didático da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC - Sergipe), represente as diferentes características e a pluralidade do estado”, destaca Andréa Dantas, diretora da Assessoria de Articulação com os Municípios da Seduc (Ascam).

 Os professores aprovados nesse processo seletivo serão contratados temporariamente e remunerados pela Associação Nova Escola para realizar o trabalho. A remuneração se dará pela participação integral na formação inicial e de acordo com o volume de entregas combinadas. O regime de contratação é de cessão de direitos autorais, conforme o artigo 49 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

 Abaixo, indicamos o nome e município de cada professora e professor selecionado.

 Cenira Bezerra Cavalcante - Barra dos Coqueiros

Elizângela Santos Mota - Cedro de São João

Geovania Falcão de Melo Dias - Santa Luzia do Itanhy

Ivana Cristina Santana - Tobias Barreto

Larissa Batista Carvalho Santos - Poço Verde

Luciana Costa Ferreira - Propriá

Maria Pollyana Medeiros de Melo Cunha - Estância

Ozenilde de Souza Silva - Lagarto

Patrícia de Jesus Trindade Santos - Aracaju

Tereza Cristina Soares Nascimento - Aracaju

Valéria Cristina Mesquita dos Santos - Aracaju

Wesly Tiago Matos dos Santos - Nossa Senhora do Socorro