Professores se preparam para o Novo Ensino Médio

Distrito Federal

21.06.2021

Formação na Eape terá aula inaugural transmitida pelo YouTube, com a participação do secretário de Educação


Como parte da implementação do Novo Ensino Médio na rede pública do Distrito Federal, a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) vai promover um curso específico de formação para 2.618 professores.

A aula inaugural será transmitida na segunda-feira, 21, às 15h, pelo canal da Eape no YouTube, e poderá ser acompanhada por todos os interessados.

A abertura terá a participação do secretário de Educação, Leandro Cruz, do secretário executivo, Fábio Sousa, do subsecretário de Educação Básica, Tiago Cortinaz, e da subsecretária da Eape, Hélvia Paranaguá.

Mesmo tendo a melhor base curricular, osucesso da implementação do Novo Ensino Médio nas unidades escolares passa pelo investimento massivo na formação dos professores e de servidores que colocarão essas mudanças em prática”, avalia Hélvia Paranaguá.

Leia também:
Muitas novidades no ensino médio em 2021
Novo Ensino Médio, com capacitação para universidade e oferta de grau técnico

Idealizado pela Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação em parceria com a Diretoria de Organização do Trabalho Pedagógico, o evento tem como objetivo preparar a rede de ensino para o novo modelo de organização pedagógica e administrativa do ensino médio.

O curso abordará tópicos como: bases legais do Novo Ensino Médio; desafios e perspectivas contemporâneas; organização do currículo por áreas de conhecimento e unidades temáticas; e projeto de vida.

A diretora de Ensino Médio, Érika Botelho, antecipa que também serão trabalhadas as possibilidades de criação de itinerários formativos de acordo com a realidade de cada escola.

Para colocar em prática os pilares da proposta do Novo Ensino Médio, a formação continuada de professores é essencial, e deve focar no conhecimento pedagógico, no uso de metodologias ativas e no trabalho colaborativo entre pares“, argumenta a diretora.

Inclusão

Entre os principais objetivos do Novo Ensino Médio, estão a garantia da permanência dos jovens na escola, a redução das desigualdades educacionais e a segurança da qualidade de aprendizagem dos estudantes.

Para a efetivação dessas medidas, o processo de consolidação envolve a reorganização curricular e mudanças estruturais. As alterações prometem o fortalecimento de relações sociais e a ressignificação do espaço escola.

Neste ano, a nova matriz está sendo implementada em 12 escolas-piloto:

➧ CED 03 do Guará

➧ CED 04 de Sobradinho

➧ CEMI do Gama

➧ CEM 03 de Taguatinga

➧ CEM 804 do Recanto das Emas

➧ CED 123 de Samambaia

➧ CEM 01 de Sobradinho

➧ CEM 03 do Gama

➧ CEM 12 de Ceilândia

➧ CEM 304 de Samambaia

➧ CEM 404 de Santa Maria

➧ CED São Francisco

A partir do ano que vem, irá se estender para as demais 80 unidades que ofertam esta etapa, totalizando 92 escolas. A implementação estará completa, para os três anos de curso, no ano de 2024.

A carga horária total do Novo Ensino Médio é de 3.000 horas ao longo de três anos, dividida em dois grandes blocos. O primeiro é de formação geral básica (FGB) com 1.800 horas, que compreende as quatro áreas do conhecimento. Esta parte é obrigatória para todos os estudantes:

➧ Linguagens e suas tecnologias: artes, educação física, língua portuguesa e língua inglesa;

➧ Matemática e suas tecnologias: matemática;

➧ Ciências humanas e sociais aplicadas: filosofia, geografia, história e sociologia;

➧ Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, física e química.

As outras 1.200 horas se referem aos itinerários formativos, que são a parte flexível do currículo. Nesse bloco, os jovens têm a liberdade de escolher as áreas de seu maior interesse, com foco no aprofundamento dos conteúdos. Ao todo, são cinco itinerários, sendo quatro deles nas mesmas áreas de conhecimento. O quinto é a oportunidade de educação profissional e técnica.

Visite a página do Novo Ensino Médio

Por Íris Cruz | Ascom/SEEDF