Professores revisam conteúdos de Física, Biologia, História e Geografia no terceiro dia do Aulão ENEM 100%

Bahia

17.07.2019

As disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia foram abordadas, nesta quarta-feira (17), no terceiro dia do Aulão ENEM 100%, que está sendo realizados no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para fortalecer as aprendizagens dos estudantes nesta preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além de revisar alguns dos principais assuntos, os professores deram dicas de como desbloquear os “preconceitos” relativos à compreensão das matérias e mostraram a importância da tecnologia no processo de aprendizagem focado nas provas do exame. A atividade, que reúne alunos de escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana, está sendo transmitida, ao vivo pelo Portal da Educação.

A estudante Michele Souza, 19 anos, do Colégio Estadual Kleber Pacheco, ficou atenta a todos os conteúdos. “Estou gostando muito de estar aqui, revisando assuntos importantes, tirando dúvidas e aprendendo algumas dicas de como melhor absorver os conteúdos, a exemplo de assistir a vídeos que fazem com que a gente aprenda de forma mais atrativa”. A aluna Ana Carolina dos Santos, 17, do Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque, também aproveitou cada momento. “Está sendo uma experiência importante porque aqui a gente aprende dicas fantásticas sobre como melhor absorver os assuntos. Hoje em dia, temos vídeos na internet que, como orientam os professores, são bem-vindos para fixarmos ainda mais os conteúdos”.

Fotos: Claudionor Jr Para quem tem dificuldades em Física, o professor de Física, Marival Chaves, mesclou a sua aula com uma série de orientações para capturar melhor os assuntos e falou sobre o acesso aos conteúdos digitais. “Hoje, o conhecimento que está no Google é bilhões de vezes maior do que estava em uma Barsa (enciclopédia). Todo o conhecimento das diversas áreas do conhecimento está ali acessível. O aluno só precisa ser motivado e isto obriga o papel do professor ser um pouco além do simples repassador de conhecimento. Ele precisa ser um motivador e um consultor. Para entender Física é preciso não só conhecer o fenômeno, mas saber expressá-lo em codificações matemáticas. E o mais importante é entender que a Física está em todos os ramos da atividade humana”, fundamentou.

A professora de Biologia, Alda Maria Santos, do Colégio Estadual Helena Magalhães, também deu dicas os alunos sobre como aprender Biologia de forma mais atrativa. “A primeira coisa é assistir às aulas regulares com atenção e interesse e, ao chegar em casa, revisar aquele assunto dado por meio de vídeos informativos sobre aquele conteúdo. Isto contribui para fixar melhor o assunto. Portanto, hoje temos na tecnologia um importante auxílio no processo de ensino e aprendizado”.

Participaram, nesta quarta-feira, nos turnos matutino e vespertino, 320 estudantes dos colégios estaduais Edson Tenório de Albuquerque, Kleber Pacheco, David Mendes Pereira, Helena Magalhães, Polivalente do Cabula, Helena Matheus, Professor Aristides de Souza Oliveira e Colégio Estadual Luís Tarquinio.

Programação – A ação pedagógica da SEC abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).