Amapá
06.12.2023A inclusão social, o empoderamento feminino na escola, a introdução de alimentos não culturais aos povos indígenas e a ressignificação do lixo na escola foram temas abordados em projetos de pesquisa científica, elaborados por professores durante formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado da Educação. A apresentação dos projetos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório do Centro de Valorização da Educação (Cveduc).
Os trabalhos apresentados são resultado do curso "Alfabetização científica e elaboração de projetos de pesquisa na educação" ministrado por formadores do Cveduc. O curso teve início em novembro com carga horária de 40 horas, sendo que às 20h ocorreram de forma online por meio da plataforma Ava Cveduc. As horas restantes foram voltadas à prática da construção do projeto e pesquisa.
De acordo com o formador, professor Aldeni Melo, do Cveduc, os professores aprenderam a escrever um projeto de pesquisa na educação básica e de que forma eles podem captar recursos, se necessário, para desenvolvê-los na escola.
“O passo a passo do curso é permitir que os professores a escreverem, participar de fomentos e de eventos científicos a partir do que eles aprenderam na construção de projetos de pesquisa. Inclusive, pelo conhecimento, eles podem também de repente concorrer a editais específicos”, explicou Aldeni.
As professoras Waldice Holanda Braga da Escola Estadual Augusto dos Anjos e Ivone Mendes da Escola Estadual Coaracy Nunes, desenvolveram juntas o projeto “A inclusão do aluno autista: estratégias para integrá-los em projetos da escola”. Waldice e a colega argumentaram que o tema surgiu a partir do que elas vivenciam em sala de aula em suas respectivas escolas.
“Propomos que esses alunos façam parte dos projetos realizados na escola para evitar a questão do isolamento social. E para isso tem que haver uma conscientização de toda a comunidade escolar, desde a pessoa que está no portão até a sala de aula com os professores”, defendeu.
Formação continuada
Durante todo o ano, o Cveduc oferece uma gama de cursos de formação para professores da rede estadual de ensino. As formações acontecem de forma presencial e online. Esta foi a última oferecida este ano, como explicou a coordenadora Mariane Sá.
“Esse é um projeto inicial que a gente pretende ofertar também em 2024. O desejo é que seja um projeto piloto e que seja levado para dentro das escolas, para os nossos professores mais uma vez. Essa alfabetização científica, é importante não apenas para o currículo do professor, mas para o aluno, porque são projetos que visam benefícios para toda a escola”, afirmou Mariane Sá.