Professores que atuam no apoio pedagógico especializado do interior participam de encontro formativo

Mato Grosso do Sul

31.03.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizou no dia 23 de março, encontro formativo com os professores que atuam no apoio pedagógico especializado com estudantes surdos dos municípios do interior do Estado.

O encontro aconteceu de forma virtual e síncrona, nos turnos matutino e vespertino, com objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos da atuação junto aos estudantes surdo, e orientar as estratégias para a tradução e interpretação em Libras em sala de aula, possibilitar trocas de experiências entre os profissionais a fim de promover o melhor atendimento aos estudantes surdos nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Esse foi o primeiro de um ciclo de três encontros que estão programados para acontecer este ano. Os profissionais participaram do encontro sobre a atuação do apoio pedagógico especializado para estudante surdo no contexto escolar e nesse, aconteceram dinâmicas que os fizeram refletir sobre seu papel em sala de aula, o ensino e aprendizagem do estudante surdo e como o surdo se sente no ambiente escolar.

Ao final do encontro, os profissionais responderam uma pesquisa de satisfação e avaliação da ação e segundo um professor: “O encontro é totalmente necessário, pois esse momento de formação e troca entre os profissionais esclarece muitas dúvidas e nos auxilia nos desafios diários”.

Participaram do encontro formativo, 42 professores que atuam no apoio pedagógico especializado para estudante surdo na Rede Estadual de Ensino no s municípios do interior de Mato Grosso do Sul.

Adersino Junior, SED

Foto: Arquivo CAS