Professores piauienses vão para Mestrado e Doutorado

Qualificação Profissional

06.05.2021

Só no primeiro semestre de 2021, 34 professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão sendo beneficiados com o afastamento para Mestrado e Doutorado. Nesta quarta-feira (05), os professores realizaram a assinatura simbólica do Termo de Compromisso em sessão virtual.

A diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE), professora Elenice Nery, abriu a cerimônia reafirmando que a política de formação da Seduc vem qualificando os profissionais da rede, elevando a qualidade do ensino.

"É um momento importante, essa oportunidade que a Seduc nos concede. A pós-graduação stricto sensu tem a capacidade de ampliar e aprimorar a prática docente, proporcionando o ensino de mais qualidade. O Piauí tem se destacado no âmbito da pesquisa. Desejamos que todos desenvolvam com muita tranquilidade a pesquisa e traga o melhor para nosso Estado. Mesmo em tempo tão difícil ninguém mediu esforços, participando de um processo árduo e uma caminhada longa, mas a pesquisa é o propósito, e que juntos seja mais leve. Aguardamos a cada um no retorno trazendo inovações, compartilhando as conquistas e novidades do saber", relatou a diretora.

Representando os 24 professores que se afastam para mestrado e os 10 professores que se afastam para doutorado, a professora Franciane Sousa realizou a assinatura simbólica do termo de compromisso e proferiu suas palavras de agradecimento.

"Podemos resumir esse momento em duas palavras: foco e conquista. A cada etapa de seleção muitos obstáculos foram ultrapassados, mas fazer pesquisa é assim mesmo, e hoje o afastamento é um ato de conquista e mais do que nunca, quando retornarmos, que possamos dar nossa contribuição no chão de nossas escolas", disse a professora.

A Seduc, por meio do Setor de Afastamento para estudos stricto sensu e a Comissão de Seleção do Edital GSE/ADM Nº 001/2021, realizou a seleção relativa ao primeiro semestre desse ano, com previsão de nova seleção no segundo semestre. Os professores realizarão seus cursos dentro e fora do Piauí, recebendo incentivos do Governo do Estado como a conversão de seus salários em bolsas de estudos.

O Superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, representou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, no evento e reafirmou o apoio que o Governo do Piauí dá à formação continuada dos profissionais de educação.

"Nunca esqueçam que a formação está vinculada à necessidade de transformar vidas, as vidas dos nossos alunos. Por isso, peço que todos tragam nessa jornada algo que é de suma importância para nós, a reconstrução da ciência. A pesquisa transforma, faz com que o conhecimento se expanda na sociedade e seus efeitos têm que ser em prol de todos, em uma transformação para melhor", concluiu o superintendente.

Anualmente o edital é lançado para profissionais da educação concorrerem ao afastamento para mestrado e doutorado, para que estes desenvolvam ações e estratégias formativas para, ao retornar dos estudos, possam prestar assessoria à Seduc ou às escolas pertencentes à rede pública estadual de ensino, quando solicitado, com relação a assuntos pertinentes ao curso para o qual foi concedido o afastamento.