Amapá
15.06.2020A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever. Atrelado a isso, está o letramento que auxilia no uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.
Alfabetização e letramento foram o tema da primeira palestra da formação de educadores do Programa Criança Alfabetizada que acontece on-line.
Para o professor Luã Bueno, do 1º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Macapá Raimundo Guedes de Araújo, a formação online encurtou a distância entre os educadores e possibilitou a troca de ideias na prática docente.
“Vejo com grande relevância para nossa classe de alfabetizadores, pois através dessa qualificação é possível a troca experiências e, principalmente, o semear de novas ideias e propostas para a prática docente”, disse Luã Bueno.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que desenvolve o programa no Amapá em regime de colaboração com os 16 municípios, a ideia é dar ainda mais conhecimento acerca das metodologias ativas para a alfabetização e letramento, aos professores que lidam diretamente com estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
“O caminho é seguir adaptando nossas ações para contemplar todos os Professores e alcançarmos nossas crianças na consolidação de habilidades essenciais de Leitura e Escrita para que possam progredir de forma satisfatória para as próximas etapas de ensino”, pontuou a coordenadora do programa Criança Alfabetizada, Cláudia Silva.
Na grade do primeiro encontro foram abordados subtemas como concepção prévia acerca dos conhecimentos de alfabetização e letramento, abordagem conceitual: alfabetização e letramento e a importância em realizar o diagnóstico nas turmas do 1º e 2º anos.
Segundo Adriana Veloso, professora do fundamental na Escola Municipal do Ensino Básico Iranilde de Araújo Ferreira, localizada no município de Santana, a dinâmica abordada na formação de hoje contribuirá na rotina em sala de aula.
“Gostei da dinâmica e interação da turma, e espero que agregue ainda mais conhecimento e valor no nosso cotidiano escolar para que possamos ofertar, aos nossos alunos, conhecimento e motivação na sua alfabetização”, finalizou a professora Adriana.