Professores participam de Curso de Magistério Indígena

Roraima

15.12.2021

O Governo de Roraima dando continuidade à política de formação destinada aos professores da rede estadual, retomou o Curso Magistério Indígena Amooko Lisantan, voltado aos professores indígenas das etnias Macuxi, Patamona e Ingarikó. As aulas ocorrem no município de Uiramutã, na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira.

A ação fortalece o compromisso do Governo em garantir a oferta de uma educação específica e diferenciada aos povos indígenas, cumprindo também o estabelecido na legislação vigente. 

“Estamos sempre investindo na formação dos docentes porque entendemos que professores capacitados estão habilitados a ofertar um ensino de melhor qualidade e os nossos professores indígenas também estão inseridos nesse processo. A Educação Escolar Indígena atende hoje mais de 17 mil alunos da rede”, destacou o governador Antonio Denarium.

 

O curso é ofertado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). As aulas estavam suspensas em razão da pandemia da covid-19, mas agora foram retomadas e serão ministradas no formato híbrido, sendo parte com atividades impressas e parte com módulos presenciais.

 OS MÓDULOS 

No período de 06 a 10 de dezembro, foi realizado mais um módulo presencial. Profissionais do Ceforr estiveram na comunidade indígena Uiramutã ministrando aulas para 35 professores indígenas. Foram 12h de aula por dia, contabilizando uma carga horária total de 60 horas de aula. 

O próximo módulo presencial está agendado para o período que vai de 07 a 11 de fevereiro de 2022. O Curso Magistério Indígena Amooko Lisantan tem uma carga horária total de 2.200 horas.

“O Governo do Estado tem investido fortemente na formação inicial de professores. Pretendemos até julho de 2022 concluir a formação desses professores. A partir do momento que esses docentes têm formação específica eles passam a ter condições de atuar como professores tendo inclusive o direito a prestar concursos públicos que prestigiem esse Magistério”, explicou a diretora do Ceforr, Stela Damas.

Além do Amooko Lisantan, o Ceforr também oferta outros cursos de Magistério Indígena, entre eles o Tamî´kan, Murumurutá (qualificação em Línguas Maternas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Ingarikó) e o curso Yarapiari (para etnia Yanomami). 

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed