Mato Grosso do Sul
26.11.2025
Em um cenário onde a tecnologia faz parte da vida de todos, a SED (Secretaria de Estado de Educação) investe na REE (Rede Estadual de Ensino) com professores que inspiram um ambiente digital mais seguro, inclusivo e cheio de possibilidades.
O objetivo é ampliar oportunidades, fortalecer a aprendizagem digital e aproximar a escola de práticas que dialogam com o mundo real dos alunos.
Professores como multiplicadores
Para apoiar esse movimento, a SED (Secretaria de Estado de Educação) por meio da Sitec (Superintendência de Informação e Tecnologia) e da Coted (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), promoveram o Google Day.
O encontro formativo destinado aos PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) foi realizado em parceria com a Safetec, empresa associada ao Google.
A iniciativa apresentou recursos do Google Workspace for Education, com destaque para ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o Google NotebookLM.
Segundo o superintendente da Sitec, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, “quando o professor se sente preparado, toda a comunidade escolar avança e os estudantes seguem mais confiantes para o futuro”.
Impacto para a rede e para os estudantes
Com o fortalecimento da cultura digital, as escolas passam a oferecer experiências mais criativas e seguras, estimulando autonomia e participação estudantil.
A formação Google Day contribui para que a tecnologia seja utilizada como ferramenta de aprendizagem e não apenas como acesso, conectando inovação, cidadania e desenvolvimento social.
O encontro aconteceu no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande.
Gilberto Junior, SED
Foto: arquivo escolar