Professores levam experiências exitosas da rede estadual de Alagoas para a Semana de Ciência e Tecnologia

Alagoas

20.10.2023

A Semana de Ciência e Tecnologia está bem movimentada em Alagoas. Um dos principais eventos da programação é a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece desde segunda-feira (16) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tendo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como uma de suas principais parceiras. O evento também tem sido um espaço para a exposição de práticas exitosas de professores e escolas estaduais.

Ciência divertida

Uma delas é a Escola Estadual Teotônio Vilela, do Cepa, que, nesta quarta-feira (18) apresentou aos visitantes os resultados alcançados na disciplina eletiva “Construindo com Ciências” onde a professora de ciências Renata Pedrosa trabalha a disciplina de forma lúdica e por meio de experimentos, tendo também o apoio de alunos da licenciatura em Biologia da Ufal por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

“É maravilhoso estarmos aqui em Sinpete mostrando uma ação de nossa escola e da rede estadual e também termos a chance de vivenciarmos essa interdisciplinaridade por meio da parceria com os alunos de Biologia da Ufal”, explica a professora Renata Pedrosa.

Prestigiando a apresentação, o diretor Daython Alexandre destacou que a eletiva é um exemplo de protagonismo dos alunos. “Toda a oferta de eletivas da nossa escola é construída a partir do que eles desejam estudar”, informa.

Na ocasião, os experimentos da escola foram apresentados aos estudantes da Escola Estadual Valdecy Gomes, do Pilar. Para Renata e para os alunos de Biologia do Pibid, Kenia Rodrigues, Fabrícia Pereira e Maycon Douglas de Assis, foi um momento especial, visto que todos foram também alunos da rede estadual na sua adolescência.

“Estudei na Escola Estadual Monsenhor Clóvis, de União dos Palmares e, para mim, é uma alegria compartilhar nossos projetos com outros alunos da rede”, fala Renata. “Como pilarense,fico ainda mais feliz, pois,não faz muito tempo, eu era um deles, só que aluno da Escola Estadual Oliveira e Silva”, revela Maycon. “Fui aluna da Escola Estadual Inaura Casado, de Cajueiro, e fico orgulhosa em poder ser uma referência para eles”, frisa Fabrícia. “Queremos mostrar que a Ufal e o ensino superior não são um sonho distante”, complementa Kenia, que estudou na Escola Estadual Rubens Canuto, em Maceió.

Pesquisa

Quem também expôs pesquisas de projetos de suas escolas foram os professores Genisson Panta, da Escola Estadual Edmilson Pontes e Emanuel Cunha, da Escola Estadual Rodriguez de Melo.

Apresentado por Genisson, o projeto "Rios invisíveis: análise ambiental do riacho do Silva, Maceió" é uma ação em parceria com o Programa de Iniciação Científica Junior (Pibic Jr) e consiste em mapear o uso do solo por imagens de satélites, construção de maquetes, gerenciamento e produção de mídias digitais, integrando estes dados à pesquisa fluvial de rios urbanos. O educador, que também cursa doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco acredita que experiências como estas são motores que impulsionam a melhora do desempenho dos alunos.

“Este projeto é uma chance de descobrir talentos e desenvolver habilidades fundamentais, como a redação científica, gerenciamento de mídias digitais e informática. E participar do Sinpete está sendo fantástico. Pude conhecer vários grupos de pesquisa e meus alunos também. Esse intercâmbio de experiência é fundamental para oxigenar as ideias”, destaca Genisson.

Já o professor Emanuel Cunha levou trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Astronomia da Rodriguez de Melo, o Skorpius, e surgem com o desenvolvimento da eletiva de Astronomia e Astronáutica. Os estudantes, por meio do projeto “Desvendando o Céu da Lagoa”, também realizado com o apoio do Pibic Jr, procuram desenvolver atividades de divulgação da ciência por meio da astronomia. Os alunos, no decorrer do ano, já construíram lunetas com lente de óculos com material de baixo custo, além de aprenderem a comparar as distâncias e tamanhos dos planetas tendo o Sol como referência.

“Nós já participamos do Encontro Estudantil, da Bienal e faremos exposições em praças públicas. Expor na Sinpete é uma possibilidade dos estudantes ultrapassarem as barreiras da escola e serem protagonistas desse processo pedagógico. É mais uma oportunidade de mostrar para a comunidade todo o trabalho produzido por eles, e isto é muito prazeroso. Esta caminhada para eles é fundamental, fazer ciência no ensino médio é importante para se chegar na faculdade já com algum conhecimento científico”, reforça Emanuel.

Yasmin Monique, que é estudante da Escola Estadual Dr Rodriguez de Melo e participa do projeto desenvolvido pelo professor Emanuel e também demonstra a emoção por participar do evento. “Foi uma experiência nova e totalmente inesperada, no começo eu nem sonhava que uma eletiva de astronomia fosse me levar a tudo que hoje consigo fazer. Está sendo tudo maravilhoso’, conta.

Sinpete

A Sinpete é um projeto interdisciplinar de fomento e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), executado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

O objetivo do evento é fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizem o conhecimento científico e o protagonismo estudantil de crianças, jovens e adultos, por meio da conexão entre a Educação Básica e a Educação Superior.

Ana Cecília Oliveira e Ana Paula Lins / Ascom Seduc