Professores formadores passam por capacitação com assessores da Unicef sobre imigração

PEDAGOGIA DA EMERGÊNCIA

29.08.2019

MARÍLIA MESQUITA

Foto: Ascom/Seed

Nesta quarta-feira, 28, 18 professores formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima) passaram por uma capacitação com assessores do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Unicef, e tem como tema "O contexto da imigração emergencial: interface e abrangências sem fronteiras".

O objetivo é proporcionar curso de formação continuada, com foco em reflexões críticas e qualificação teórico-metodológico, possibilitando práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo intercultural, multicultural e interfronteiriço entre as escolas do Estado, além de sensibilizar os professores e coordenadores pedagógicos para que tenham mais conhecimentos de como tratar a gestão migratória nas escolas.

“Essa é uma questão que atinge as nossas escolas e precisamos trabalhar a equipe escolar para que entendam esse contexto e utilizem técnicas de como lidar com a situação nas instituições de ensino”, explicou a coordenadora pedagógica do Ceforr, Maristela Pereira.

Após esse primeiro momento, no dia 11 de setembro será a vez dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais passarem pela capacitação, que será feita pelos profissionais do Ceforr.

O curso terá carga horária de 120 horas e ocorrerá todas as quartas-feiras. A certificação será feita pelo Ceforr. A capacitação terá como eixos temáticos: "A legislação de imigração e as normas curriculares de diretrizes emergenciais", "Pedagogia de Emergência", "Intermulticulturalidade e Protagonismo Adolescente", "Resolução de conflitos na escola", "Didática da Língua", "Elementos do ensino da Língua Portuguesa" e "Metodologias Ativas".

Ao final do curso, os coordenadores pedagógicos irão realizar a produção do caderno de experiências. “Essa é uma forma de os cursistas colocarem em prática o que aprenderam na teoria”, explicou a coordenadora pedagógica.

Além dos assessores da Unicef, participarão também agências que trabalham com a imigração. Os coordenadores pedagógicos do interior e das escolas indígenas participarão do curso no primeiro semestre do ano que vem.

IMIGRAÇÃO – O Estado de Roraima passa por um fluxo migratório desenfreado recebendo diariamente centenas de imigrantes venezuelanos, em função da grave crise econômica da Venezuela. Os impactos desse fluxo migratório são muitos. A rede estadual de ensino já recebeu neste ano 5.249 alunos venezuelanos. Desta forma, conhecimentos sobre gestão migratória nas escolas torna-se essencial no contexto atual.