Professores, escolas e redes se mobilizam para o Dia da Base Nacional Comum Curricular

Base Nacional Comum - BNC

01.12.2015

Escolas de todo país realizarão o Dia da Base Nacional Comum Curricular para discutir a versão atual do documento e, posteriormente, colaborar com a consulta pública que está aberta no Portal da Base Nacional Comum do MEC, até dia 15 de dezembro. A data sugerida pelo MEC para a realização da mobilização nacional é 2 de dezembro, mas as escolas podem se organizar também em outras datas.

A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da Educação Básica. Assim, todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão uma base nacional para elaborar seus currículos, dando oportunidades iguais a todos e contribuindo para uma educação de qualidade. Ela está sendo construída por professores e gestores estaduais e municipais.

O Movimento Pela Base Nacional Comum, um grupo não governamental que apoia a causa, formado por pessoas e organizações com longo histórico de atuação na área da Educação, acredita que a participação de todos na consulta pública pode ajudar a melhorar o conteúdo e a qualidade do documento. Por isso, o movimento produz materiais de apoio para redes, escolas e professores organizarem mobilizações e fazer a leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular.

Em Goiás, o Dia da Base Nacional Comum Curricular foi realizado em 24 de novembro. Houve mobilização das redes estadual e municipais para discutir o tema em 246 municípios goianos. Na capital João Pessoa, Paraíba, a prefeitura mobilizou todas as escolas para que discutissem o tema e construíssem documentos para participar da consulta pública ainda em novembro. O professor Maurício Barbosa Lima conta que na escola onde trabalha, Antônio Santos Coelho Neto, foram dois dias de mobilização. “No primeiro dia tivemos a participação de professores nos três turnos, de educação infantil e fundamental. No segundo dia, envolvemos os alunos para que eles também pudessem colaborar”, explica.

Para participar, procure a escola da sua comunidade e saiba como fazer parte.