Professores e professoras da Rede recebem formação sobre o Novo Ensino Médio

Pernambuco

23.07.2019

Nesta terça-feira (23), professores de escolas de Ensino Médio da Rede Estadual participaram de uma formação continuada sobre o Novo Ensino Médio. Na pauta do encontro, os Itinerários Formativos, aspecto do currículo que deve ser implantado em todas as instituições de ensino básico do País até 2021. A ação, que marca a reabertura do ano letivo da rede, foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), e teve como objetivo subsidiar e estimular os docentes e as docentes a se inteirar sobre o documento durante o segundo semestre do ano letivo.

Na Escola São José, em Carpina, Zona da Mata do Estado, a formação foi ministrada pela equipe da SEDE, e direcionada para cerca de 30 professores, que tiraram dúvidas e socializaram suas experiências sobre o novo currículo, praticado na unidade de ensino desde o início do ano.

 “A expectativa da gente é de que o professor consiga perceber as nuances desses itinerários, como o que está por trás disso, porque não é só uma mudança de currículo, é uma proposição que vai exigir uma mudança de cultura por parte do professor, do estudante e da comunidade escolar. São muitas variáveis neste trabalho, e se o docente conseguir se aprofundar, a gente vai finalizar essas ações com um documento consistente e aplicável na nossa Rede”, frisa Carolina Ferreira, gerente de Políticas Educacionais do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação e Esportes.

Para o professor de Educação Física da Escola São José, Eraldo Gomes, as reuniões sobre o Novo Ensino Médio sempre são bem recebidas pelos docentes, já que o momento serve, também, para socializar as experiências das disciplinas que já estão trabalhando o novo currículo. “Nós estamos nos apropriando aos poucos deste material, e toda vez que acontece uma formação sobre ele, o aprendizado torna melhor a nossa prática em sala de aula. Hoje, basicamente, nós tivemos a confirmação do que estamos fazendo na escola e estamos nos adaptando da melhor forma a este novo processo”, disse.

O gestor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros, situada no bairro de Afogados, no Recife, Heric Fernando Paz, afirma que o momento é de preparo para munir o estudante que quer entrar na universidade, que quer seguir uma carreira ou focar no mercado de trabalho ao terminar a educação básica. “O nosso principal objetivo é focar nos sonhos e objetivos dos nossos estudantes, que estão cada vez mais procurando se capacitar e se conectar com o mundo. Eles precisam estar prontos para enfrentar os desafios das áreas mais diversas e nós (educadores) estamos nos empenhando bastante nisso”, frisou.

No início do ano letivo, os professores receberam uma formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste segundo semestre, os docentes vão estudar sobre os Itinerários Formativos, que consiste em um conjunto de atividades e de conhecimento, dividido em cinco áreas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.