Professores e alunos de Roraima conquistam primeiras colocações em 1° Olimpíada de Língua Inglesa no Brasil

Roraima

24.10.2019

Por Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

Professores e alunos do Colégio Estadual Militar PM Derly Vieira Borges conquistaram as primeiras colocações da Região Norte na 1° Olimpíada de Língua Inglesa no Brasil. A Olimpíada ocorreu de 2 a 27 de setembro, através do aplicativo Chat Class ou o Robô do Inglês no WhastApp.

A olimpíada teve as categorias para o Ensino Fundamental e Médio: "Estudante Top 5", "Estudante Geral", "Professor Top 5 Days" (professor 5 dias)  e "Professor Geral".

Os alunos do 8° e 9° ano que ficaram nas primeiras colocações na categoria "Estudante Top 5" são: Lucas Thiago Silva (1° lugar), Sara França (2° lugar) e Alana Mitzy (3ª colocação).

O professor Frederico Cesar de Oliveira ficou em 1º lugar na categoria "Professor Geral". Segundo ele, a olimpíada é uma forma de verificar o rendimento dos alunos, além de auxiliar no aprendizado da língua para participação de programas como o "Jovens Embaixadores".

“Foi uma experiência única. É a primeira vez que a olimpíada acontece no Brasil e o Estado é bem representado em nível nacional. A olimpíada é muito importante porque é uma forma de verificarmos o rendimento dos alunos na disciplina, se aprofundarem mais no assunto e adquirirem conhecimentos para participarem dos Jovens Embaixadores, por exemplo”, explicou Frederico

Durante a olimpíada, os alunos realizavam as atividades através do aplicativo ChatClass ou o Robô do Inglês do WhatsApp, que funciona totalmente no WhastApp sem a necessidade de instalar outro aplicativo.

Por meio do ChatClass, os alunos realizavam a prática da escrita, escuta e, principalmente, a fala do idioma, com atividades individuais e em grupo que valiam pontos. A competição teve fase única.

“Os alunos respondiam o quiz e recebiam diariamente atividades que tinham que cumprir utilizando os quatro sentidos, tudo através do aplicativo, sem utilizar a internet”, disse Frederico.

Além da realização das atividades por meio do WhatsApp, a Olimpíada teve outro diferencial, que foram os conteúdos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“Os conteúdos eram atuais e de acordo com a BNCC, que traz uma roupagem diferente para a educação. Além disso, a olimpíada foi totalmente tecnológica, o que garantiu com que os alunos se interessassem ainda mais, pois mesmo com o fim da olimpíada, alguns continuam fazendo as atividades”, explicou Frederico.

A professora Anny Estevam Dias Carmo ficou em 1º lugar na categoria "Professor Top 5days" e os estudantes do 6° e 7° ano, Amanda Vargas e Elric Batista, ficaram em 2° e 3° lugares na categoria "Estudantes Top 5".

O estudante do 6° ano, Gustavo Farias, ficou em 1° lugar na categoria "Estudante Geral" e os alunos do Ensino Médio, Giovanna Silva e Raphaelie Silva, ficaram em 2° e 3° lugares na categoria "Estudante Geral".

OLIMPÍADA DE LÍNGUA INGLESA - É um movimento nacional realizado pela EduSim, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e a Nova Escola, para incentivar a aprendizagem do Inglês no País.