Professores do Tocantins compartilham experiências durante reunião sobre ensino em tempo integral

Tocantins

02.07.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

O professor Lucas Manoel Lima Santos, que leciona Ciências da Natureza no Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, de Colinas, e o professor Gabriel Di Angelo Ferreira, de Matemática, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína, apresentaram suas experiências com as atividades práticas na 7ª Reunião Técnica do Ensino Médio Integral, realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de julho.

O encontro foi promovido pelo Instituto Natura e pelo Instituto Sonho Grande, que realizam as rodas de conversas com as equipes de implantação do ensino médio integral. Nesta 7ª Reunião Técnica, o tema abordado foi ‘As práticas experimentais: compartilhando experiências dos estados de Goiás e Tocantins’.

O professor Lucas contou que as atividades práticas podem ser realizadas em qualquer espaço da escola. Ele disse que conversa com os estudantes sobre a proposta de uma atividade prática, os alunos vão estudar a teoria e depois realizam a prática e escrevem os resultados nos relatórios.

“Temos percebido um avanço no crescimento do aluno quando ele apresenta o relatório. Ele consegue descrever o passo a passo e explorar todas as percepções. São trabalhos que fortalecem a formação científica”, frisou.

Já Gabriel di Angelo ressaltou a importância de se aperfeiçoar a didática de ensino. O educador contou que, usando materiais simples, como papéis e barbantes, os alunos podem realizar diversas atividades práticas. Além disso, nesse período de atividades não presenciais por conta das medidas de prevenção e controle da pandemia no novo coronavírus, o professor Gabriel conseguiu que os seus alunos convidassem os pais, avós e demais familiares, para estudar medidas e alturas.

“Percebemos que essas atividades melhoram o raciocínio lógico e promovem uma interação maior entre os alunos”, ressaltou.

A professora Laurita Gerbis, que faz parte da equipe da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), de implantação do programa Escola Jovem em Ação, foi responsável por fazer a apresentação dos professores. Laurita explicou que, no Tocantins, as experiências com as aulas práticas estão sendo realizadas nas escolas do ensino fundamental e médio.

“As práticas têm a finalidade de fortalecer a aprendizagem, e as escolas têm a liberdade de utilizarem metodologias diferentes. Nesse momento que estamos vivendo, a ciência tem encontrado um espaço para ser cada vez mais valorizada”, ressaltou Laurita.