Professores do Tocantins começam cursos de pós-graduação

Tocantins

28.10.2020

Mais 58 professores iniciam formação para trabalhar com alunos autistas no Tocantins. A aula inaugural dos cursos de pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e stricto sensu em Modelagem Computacional ocorrerá na sexta-feira, 23, às 19h.

A aula inaugural das turmas da especialização, do mestrado e do doutorado será realizada, virtualmente, com transmissão ao vivo via YouTube, pela TV Seduc, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e pelo canal do Projeto TEA-TDIC (youtube.com/c/projetotea-tdic).

No curso de pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ingressam 50 professores das redes públicas estadual e municipais de ensino da Educação Especial do Tocantins.

Para o mestrado em Modelagem Computacional, serão seis docentes que irão receber a formação. Já para o doutorado, são dois. Essas formações irão garantir o reforço e a qualidade na Educação Especial do Tocantins.

Participarão do evento, além de alunos, professores e coordenadores dos cursos, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar; o secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes; o presidente do Fórum Estadual de Educação, Alan Bitar; o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Eduardo Bovolato; o senador Eduardo Gomes, responsável por viabilizar os recursos para o projeto; entre outras autoridades.

Tanto as vagas do curso de especialização quanto as de mestrado e doutorado são ofertadas por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão em Transtorno do Espectro Autista, no âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TEA-TDIC), que tem como objetivo principal aprofundar o olhar sobre o transtorno do espectro autista e as tecnologias digitais de informação e comunicação na formação docente.

O projeto é desenvolvido por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS) e pelo Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional (IPEX-Regional), da UFT,em parceria com a Seduc.

Outros 50 professores da rede estadual ingressaram na primeira turma da especialização em TEA-TDIC, em junho deste ano, e já estão produzindo tecnologias para serem trabalhadas em sala de aula com alunos autistas.

O curso visa criar condições para que o profissional compreenda as características específicas do TEA e construa práticas de inclusão em diferentes ambientes, bem como promover a qualificação e o aprofundamento teórico-prático dos professores-alunos.

Já as vagas da pós-graduação stricto sensu em Modelagem Computacional, por meio da parceria do Projeto TEA-TDIC e Seduc, são para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com a educação especial voltada para alunos autistas, bem como para a formação de profissionais para o uso da modelagem computacional.

Outras ações

Além dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o projeto TEA-TDIC, que é coordenado pelos professores doutores George França e Kátia Rose Pinho, conta ainda com a realização de ciclos de palestras, realizado por meio de lives quinzenais, pelo canal do projeto no Youtube. Também prevê a produção de uma cartilha informativa sobre o TEA, um livro e um vídeo-book.