Pará
24.04.2024A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira (23) "Formação de Professores", iniciativa do Projeto Pará - Construindo Caminhos para a Aprendizagem. A atividade, realizada em Belém, reuniu cerca de 600 docentes de Língua Portuguesa e Matemática, das redes estadual e municipal de ensino.
A Formação visa qualificar professores que terão a responsabilidade de repassar esse conhecimento para outros docentes de sua rede de atuação. Os integrantes do Centro de Formação e das Diretorias Regionais de Ensino têm como alvo a qualificação de profissionais da rede estadual. A mesma dinâmica ocorrerá nos municípios.
“Momentos como estes são de extrema importância para a rede. Cada professor presente é multiplicador, e precisamos de professores que nos ajudem a chegar cada vez mais. Hoje estamos estudando essa transição do 5º para o 6º ano. Nós temos o desafio de alfabetizar esses alunos. O que a Seduc tem feito é apoiar o professor com mais formação, de maneira integrada com as redes municipais. Nós não temos dúvida de que, ao iniciar esse processo, cada vez mais com o amadurecimento deste grupo e de outros tantos, iremos alcançar bons resultados, e o Pará vai crescer, sim, nos resultados das avaliações”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Para o professor da rede estadual Dean Rocha, esse tipo de qualificação é indispensável porque esclarece muitos pontos sobre metodologias para os profissionais da educação. “Esta é uma oportunidade imensa para a gente poder expandir e ampliar o nosso processo educacional na rede estadual do Pará. Acredito que é muito interessante a gente estar aqui absorvendo, nesse momento de formação, os nossos conhecimentos, para a gente poder levar até o nosso município. Ser formador representa um reconhecimento profissional muito grande, da gente poder capacitar muitos outros professores, levando conhecimento daqui até eles", frisou o professor, que atua no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense.
Para a formadora Ana Paula Alencar, oriunda do município de Terra Alta, a Formação é um avanço para o Pará porque, por meio dela, os educadores conseguem levar educação de qualidade aos estudantes. “Nós temos que verificar novas metodologias, novas formas de ensino, até porque nós temos que avançar. Passamos por um processo de retrocesso na aprendizagem, que foi o período da pandemia (Covid-19). Os professores, neste momento, precisam de novas metodologias ativas para que nós possamos dar o melhor aprendizado aos nossos alunos. Um professor deve estar sempre buscando novas metodologias, novos conhecimentos, até porque nós temos que estar com a modernidade”, reforçou a professora de Língua Portuguesa.
Parceria - A programação resulta da parceria com a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (DGPE/FGV ), e propõe um conjunto de estratégias para a formação continuada de professores do ensino fundamental, a fim de qualificar esses profissionais para suas atuações na rede de ensino paraense.
“A Fundação Getúlio Vargas tem todo um know-how de excelência na área de educação. Uma parceria que vem para qualificar o ensino do Pará, trazendo profissionais qualificados para formar o nosso time, formar os nossos formadores, do Estado e dos municípios. Uma parceria que, para nós, foi muito bem-vinda. O nosso objetivo é tirar melhor proveito dessa parceria”, disse Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc.
A próxima Formação está prevista para o mês de maio, também de forma presencial, nos seis polos de formação em Belém, Castanhal, Bragança, Marabá, Santarém e Altamira.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc