Professores do Novo Ensino Médio recebem formação sobre Eletivas e Projeto de Vida

Roraima

14.04.2022

O Novo Ensino Médio é uma política pública nacional de educação e vem sendo implementado em todo o Brasil para dinamizar esta etapa de ensino da Educação Básica, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizagem. Em Roraima, o novo modelo está implantado em 14 escolas, sendo oito da capital, cinco do interior e em uma escola indígena.

“Estamos em um contexto contemporâneo, em uma sociedade movida por novidades e inovações tecnológicas e isso exigiu também um novo modelo de educação, capaz de atrair o jovem para a escola, garantir a sua permanência e o seu sucesso escolar. Essa é uma das propostas do Novo Ensino Médio”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto. 

E para fortalecer as ações de implantação na rede estadual, professores da Capital estão participando de formação no I Encontro Pedagógico Estadual, que acontece até esta quarta-feira, 13, na Escola Estadual Lobo D’Almada, das 18h às 20h30. 

O foco da formação são os componentes curriculares “Eletivas” e “Projeto de Vida”, que estão inseridos na parte flexível da nova matriz curricular, na 1ª série do Ensino Médio, para 2022. Além disso, a ampliação da carga horária anual que passou de 800h para 1000 horas é uma outra mudança trazida pelo novo modelo de ensino.

A chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Edilma Ribeiro, explica sobre esses novos componentes curriculares inseridos no currículo.

“A Eletiva se dá por meio de uma metodologia diferenciada, possibilitando o aluno vivenciar experiências e habilidades e prepará-lo para descobertas, para o que ele quer seguir, aprofundando seu conhecimento de forma integrada ou ligada a uma área do conhecimento. No Projeto de Vida, o aluno vai se autoconhecer e apontar suas perspectivas de vida, sonhos e saber que com meta, foco e determinação, ele é capaz de realizar todos os seus sonhos”, explicou Edilma.

O Novo Ensino Médio será implementado de forma gradativa em 2022, 2023 e até o ano de 2024, deverá ser expandido para todas as escolas que ofertam esta etapa de ensino. De acordo com o Censo Escolar, em Roraima 166 escolas ofertam a etapa Ensino Médio, atendendo 20.608 estudantes.

Escolas que estão inseridas no Novo Ensino Médio em Roraima

Na Capital, as escolas são Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza, América Sarmento Ribeiro, Antônio Carlos Natalino e Ana Libória.

No interior, as escolas Presidente Castelo Branco e José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis), Padre José Monticone (Mucajaí) e Geraldo da Silva Pinto (Alto Alegre) e a Escola Estadual Indígena José Marcolino (Pacaraima). Estas escolas atendem 8.825 estudantes.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: Ascom/Seed/RR