Professores do Ensino Médio em Tempo integral iniciam formação continuada

Sergipe

31.03.2021

Como forma de aprofundar as metodologias de êxito do ensino médio em tempo integral, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Educação em Tempo Integral (Ngeti), realizará, no período de 6 a 15 de abril, uma série de formações com professores das escolas estaduais fomentadas pelo Programa Escola Educa Mais. Nesse período, os educadores irão se debruçar em temáticas específicas como Eletivas, Robótica, novo projeto Matriz de Habilidades Socioemocionais, além de módulos dedicados a Estudo Orientado, Tecnologia de Gestão Educacional e Plano de Ação.

De 6 a 8 de abril, na primeira fase da série de atividades, será fornecido material didático e serão ministradas formações para os professores da rede dentro da temática Democracia, Direito e Acesso à Informação por meio das eletivas. A ação formativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação com a Osc Politize!, organização que tem como missão formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar. As eletivas abordarão as seguintes temáticas: Jornalismo, imprensa e democracia, Informação e (des)informação e Entre o Direito e a Justiça.

A coordenadora geral do Ngeti, professora Emanoela Ramos, explica que, inicialmente, serão disponibilizados material e formação para três eletivas diferentes. E para tanto, “é uma escolha dos professores e das escolas introduzi-las já no primeiro semestre do ano de 2021. O material já está estruturado com vistas ao formato da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos eixos de formação do Novo Ensino Médio. As eletivas também já vêm em dois formatos, presencial e online, tendo em vista o ensino remoto”, disse ela, informando que o encontro ocorrerá por meio de videoconferência.

Nos dias 8 e 9 de abril, a Seduc irá formar equipes de 14 escolas que escolheram trabalhar com robótica no ano de 2021, unidades que foram contempladas com 100 kits contendo material didático de ensaio, componentes eletrônicos, unidades de controle, laboratório de automação industrial, entre outros, cujo investimento corresponde ao valor de R$ 3.013.229,20. A formação acontecerá presencialmente em duas turmas para respeitar os protocolos sanitários e será conduzida por técnicos da Secretaria de Educação e da empresa fornecedora dos equipamentos.

Além disso, durante toda a semana, o Ngeti, técnicos regionais e convidados da Seduc participarão da formação do novo projeto da Matriz de Habilidades Socioemocionais, em parceria com o Instituto Sonho Grande. O projeto visa criar uma matriz de formação para todos os educadores da rede que contemple habilidades como autoconhecimento, autorregulação, percepção social e habilidade de relacionamento e tomada de decisão responsável, contribuindo para o eixo de formação ‘Competências para o Século XXI’. Inicialmente o corpo técnico da Secretaria e das diretorias regionais fará a formação para serem multiplicadores da rede.

Ainda para o mês de abril, estão previstos módulos de formação continuada de aprofundamento de Tecnologia de Gestão Educacional e Estudo Orientado. “Teremos um módulo dedicado a Estudo Orientado. Em 2020, junto ao Instituto Sonho Grande, foi construído um material de aulas estruturadas para ser utilizado pelas escolas integrais. Até o dia 15 de abril acontecerão encontros online para debater o caderno, as aulas e formar os novos professores de Estudo Orientado que estão chegando ao programa em 2021”, informou Emanoela.

Outro módulo formativo abordará a Tecnologia de Gestão Educacional e Plano de Ação. Essa formação irá abranger todas as 10 unidades de ensino que entraram no programa Escola Educa Mais em 2021 e escolas veteranas que gostariam de revisitar os temas.