Professores do CDP de São Domingos do Norte diversificam metodologias de aulas

Secretaria de Estado da Educação do ES

19.07.2019

No Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), a aprendizagem dos alunos tem alcançado bons resultados a partir de metodologias diferenciadas adotadas pelos professores. Durante as aulas de Artes, Ciências e Matemática, por exemplo, os alunos atendidos contam com atrativos que agregam ao conhecimento e desenvolvimento pedagógico deles.

As técnicas com luz e sombra, luz e cor, sombreamento e sobreposição foram alguns destes conteúdos que ganharam destaque nas aulas de Artes com a professora Eliane Trevezani. Ela utilizou a teoria e a prática para desenvolver a percepção, concentração, coordenação motora e sensibilidade dos estudantes por meio do conhecimento de tendências de artistas brasileiros e estrangeiros que abordam em suas obras a História da Arte.

O maior desafio do trabalho, segundo Eliane Trevezani, é mostrar que o lúdico é tão importante quanto os outros conteúdos para a formação do senso crítico: “É muito gratificante perceber que esses alunos superam barreiras. A arte na escola tem um poder transformador. Ela desenvolve a criatividade, a capacidade de solucionar problemas, melhora a autoestima, faz o aluno desafiar seus limites e aumenta seu repertório cultural e estético”, disse.

Da mesma forma, durante as aulas de Ciências, o grupo tem reforçado o aprendizado com atrativos desenvolvidos pela professora Jéssica Dias Gomes. Por meio de cartazes, os alunos conseguiram absorver o conteúdo sobre doenças transmitidas pelo solo, biomas brasileiros, organelas e evolução dos modelos atômicos. Já em Matemática, a professora Ana Paula Penitente também utilizou a confecção de cartazes com gráficos e tabelas sobre o conteúdo ‘Tratamento da informação’.

Segundo o pedagogo da unidade, Tiago Ferreira da Silva, todas as atividades realizadas vão de encontro ao currículo e diretrizes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Os encaminhamentos metodológicos seguem de acordo com a construção de uma sequência de atividades que contribuem para o enriquecimento cultural de todos os presentes, afinal, nossas práticas refletem em nosso crescimento pessoal, profissional, social e humano”, disse o pedagogo.

Texto: Geiza Ardiçon