Professores discutem práticas pedagógicas e novas aprendizagens para o retorno das aulas

Tocantins

02.08.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Com o talk show de professores, durante a live de Acolhimento para o 2° semestre de 2021, desta segunda-feira, 2, várias temáticas que norteiam a adaptação da oferta de ensino na rede estadual foram debatidas. Sob a mediação do professor Lucas Manoel, da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Colinas, o momento teve como tema “Práticas pedagógicas, novas aprendizagens e resultados significativos” a partir das experiências de professores das Regionais de Guaraí, Araguatins e Araguaína.

Os professores apontaram os desafios impostos pela pandemia e compartilharam ações desenvolvidas que contribuíram para o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

A professora Danielle Oliveira Pereira, de Araguatins, pontuou que as mudanças na forma de oferta do ensino a fizeram enxergar com outros olhos a construção do conhecimento. “As formações realizadas, ao longo do ano, nos possibilitaram utilizar novas ferramentas e metodologias. Eu sou uma nova professora, e pude perceber que a educação vai além da sala de aula. Temos que ter a preocupação de elaborar aulas que motivem o estudante e seus familiares, e também aprender que a tecnologia vai continuar sendo suporte fundamental para o desenvolvimento das atividades pós-pandemia”, ponderou.

O professor Julio César Neres Ibiapina, do Centro de Ensino Médio (CEM) Oquerlina Torres, de Guaraí, enfatizou a importância da união da equipe escolar no momento pandêmico. “O nosso maior desafio foi a mudança, aceitar esses novos tempos e as transformações que precisaram acontecer na educação e que podemos reaprender diversas coisas. No CEM Oquerlina, o desafio foi garantir a participação ativa dos estudantes, e eles próprios ajudaram nesse processo, além da coletividade que proporcionou um excelente trabalho de Busca Ativa. Tivemos que desenvolver metodologias diferentes como a gameficação, a sala de aula invertida, os mapas mentais, além do estudo orientado com trilhas revisionais para atingir habilidades”, detalhou.

E falando em desafios, a professora de língua portuguesa, Zaia Santos Oliveira Silva, de Araguaína, compartilhou na live que passou pela superação de uma barreira comunicacional. “Trabalhar e falar para a tela do computador foi um dos grandes desafios, e no início eu tinha uma aversão muito grande. Uma barreira que foi quebrada, já que eu aprendi a testar os aplicativos, entendendo também o distanciamento com o estudante, a dificuldade de trabalhar somente com vídeos, on-line, e sentindo que o contato em sala de aula fez falta, mas que poderíamos nos adaptar porque é um período atípico”, destacou.

Ao final do talk show, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, agradeceu aos professores pelo compromisso e dedicação com a qualidade do ensino.

“Ouço com muita satisfação meus colegas, que representaram muito bem os nossos professores da rede estadual, destacando o brilhante papel de construir o aprendizado. A Educação Básica é fundamental e a nossa adaptação tem sido inspiradora, já que a educação foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia, mas a união, a criatividade e o compromisso com nosso papel social foram cruciais para a superação desses desafios e implementação de ações e metodologias diversificadas que fortalecem tanto o trabalho em equipe, quanto a participação dos estudantes”, frisou.

Durante a tarde foi realizada, ainda, a oficina “Como trabalhar os indicadores individuais e coletivos do portfólio livro da vida”, conduzida pelos professores Leandro de Sousa Vieira, diretor de Políticas Educacionais da Seduc, e Márcia Cristina Mota Brasileiro, gerente de Ensino Integral da Seduc. Outro talk show também motivou discussões importantes, com o tema “a gestão escolar como mediadora do processo de aprendizagem”. Além disso, apresentações culturais dos estudantes foram exibidas ao longo da programação.

Todas as atividades da live podem ser conferidas no Canal do YouTube TV Seduc.