Professores de educação física participam de formação sobre ensino de handebol na Regional de Gurupi

Tocantins

17.02.2020

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Cerca de 60 professores de educação física das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi participam nesta segunda-feira, 17, de uma formação sobre metodologias e práticas de handebol. A formação é realizada pela equipe da DRE, no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, e finaliza na terça-feira, 18.  A formação conta com momentos de estudo e fundamentação, e também de vivência motora do handebol.

O objetivo é fornecer subsídios para os professores de educação física para a elaboração de planos de ensino e aprendizagem adequados a cada grupo na modalidade de handebol. Além disso, fomentar a prática do esporte competitivo na escola, como forma de desenvolvimento integral do estudante, no âmbito sociocultural.

Para o professor Weliton de Freitas Silva, do Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, o momento é importante para incentivar novas práticas esportivas na escola. “Essa formação vai propiciar uma aprendizagem muito grande, para que eu possa levar os conhecimentos para a sala de aula e para a quadra. Estou de olho em tudo, atento às informações e com expectativa até de, quem sabe, ter futuramente um time da escola para representar a cidade nos Jogos Estudantis do Tocantins, por exemplo, e desenvolver essa modalidade pouco conhecida na Regional”.

Robson Aquino, assessor técnico de desporto da DRE, falou da importância da formação. “É uma oportunidade que capacita os professores para o trabalho com alunos de forma mais específica. Aumenta o leque de possibilidades do professor, a gama de movimento e vivência motora, além de promover a inclusão do aluno através do esporte”, frisou.

Já o professor Sakai Barbosa Leite, da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, falou sobre os benefícios da ação. “É um curso que vem nos ajudar, pois irá contemplar, além da formação do aluno, a formação continuada do professor. Também porque incentiva esta modalidade esportiva que não é tão divulgada e colocada em prática nas escolas”, finalizou.