Professores de Cuiabá e Várzea Grande participam de formação continuada da Pearson Education

Mato Grosso

28.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) avançou nas práticas do Programa Mais Inglês com a 1ª Formação de Professores de Inglês, na quinta-feira (23.06), no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo foi abordar a formação continuada para os professores da língua inglesa por meio de técnicas da Pearson Education. A formação contempla tanto os professores dos anos inicias do ensino fundamental (1° ao 5° ano), quanto do ensino médio.

O evento contou com um público estimado em mais de 180 profissionais da educação, divididos entre a sala de aula e gestão dos hábitos, por meio das quatro habilidades primordiais da língua inglesa, que são; reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar).

Para a Gerente Acadêmica da Pearson, Maria Filomena Brandão, participar do evento foi muito enriquecedor, tendo em vista o ensinamento partilhado entre os profissionais e a aplicação de novas técnicas dentro de sala de aula. ‘’É uma oportunidade enorme aplicar novas estratégias, novas ferramentas e ajudar o aluno a ter proficiência de fato na língua inglesa e se tornar bilíngue’’, afirmou. Para a gestora da Pearson, Mato Grosso mostra que tem compromisso com a qualidade ao capacitar os seus professores.

Segundo a educadora Enis Silva, profissional da Educação há mais de 20 anos, o material didático da Person é ponto positivo para os estudos. “Para quem está em sala e tiver a oportunidade de possuir esse material, vai passar por uma experiência muito bacana, principalmente pelo fato de ser um material completo. É o diferencial da Educação pública em Mato Grosso’’, concluiu.

Para a coordenadora do Ensino Médio da Seduc-MT e gestora do Programa Mais Inglês, Juliana Taborelli, proporcionar a formação para os profissionais atribuídos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Cuiabá e Várzea Grande é gratificante e importante para alavancar o ensino da língua.

Na avaliação dela, o material da Person fornece o ensino necessário e evolui junto ao aluno, inclusive o material paradidático que pode ser usado em toda educação básica. “No geral, o material tem feito muito sucesso com nossos estudantes, principalmente pelo fato da temática ser atual e tratar de assuntos que acompanham os jovens como filmes e personagens com afinidade junto aos estudos’’, finalizou.

Mais Inglês

Com investimentos de R$ 14 milhões, a Seduc-MT realizou a contratação da empresa Pearson Education do Brasil LTDA, que fornece materiais pedagógicos e da empresa EF (EF Education First) para suporte no ensino do idioma no meio digital, tanto para professores quanto para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

Para praticar a língua e incentivar a leitura, livros paradidáticos em inglês foram entregues e disponibilizados nas bibliotecas das unidades escolares durante o ano letivo. O projeto de leitura atende estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Texto de Mailson Prado.