Os 536 professores selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) vão fazer a formação de 13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, em diversas universidades norte-americanas. Esses professores de inglês são efetivos em redes públicas da educação básica das unidades da Federação.
O PDPI está sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
A iniciativa, que desde o lançamento em 2011 já encaminhou mais de 2mil professores, pretende valorizar os profissionais das redes públicas da educação básica e fortalecer o domínio das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – entre outros objetivos.
Os professores desta edição participaram de atos simultâneos (em São Paulo-SP, Recife-PE e Brasília-DF) para receberam, além de um desejo de boa viagem, documentos e orientações relacionadas à estadia em solo americano.
No ato representaram o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em Recife-PE a Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Ana Coelho Vieira Selva; a assessora de Relações Internacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Irene Kazumi Miura e o coordenador do Núcleo dos Centros de Línguas da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Juscelino Santana.
Para Juscelino Santana, que representou o Consed no ato em Brasília, esse programa possibilita o crescimento profissional para professores de línguas. Santana afirmo que será importante “que cada um possa compartilhar dessa experiência no retorno ao Brasil” contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado de língua estrangeira em todo o Brasil.
Também participaram da mesa de abertura do ato o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; representando a Embaixada Americana, Todd C. Chapman; o presidente do conselho diretor da Comissão Fulbrigh, John A. Matel. Além das senhoras Carmen Moreira de Castro Neves e Denise de Menezes Neddermeyer, respectivamente diretoras da Capes para Formação de Professores da Educação Básica e de Relações Internacionais.
Como funciona o PDPI
A capacitação pelo PDPI compreende três modalidades de cursos: desenvolvimento de metodologias, dirigido a professores com conhecimentos avançados na língua inglesa; cursos de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II, para educadores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua. Nas três modalidades o curso é intensivo, tem duração de seis semanas, e abrange atividades acadêmicas e culturais.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos integra outras iniciativas do Ministério da Educação que valorizam o magistério público, como os mestrados profissionais criados para qualificar educadores em cada área do conhecimento. Já estão em vigência os mestrados profissionais em matemática, letras e física.
Calendário – O Edital nº 39/2013, que trata do PDPI, traz o calendário das atividades, que compreende desde a inscrição do professor, até os dias de embarque para os Estados Unidos e de retorno ao Brasil. Os próximos prazos a que os 536 educadores selecionados devem ficar atentos são: até 30 de novembro, enviar cópia do passaporte; de 6 a 10 de janeiro de 2014, participar da orientação da pré-partida e concessão do visto de entrada nos Estados Unidos; de 9 a 12 de janeiro de 2014, período de embarque; de 13 de janeiro a 21 de fevereiro, desenvolvimento das atividades nas universidades; de 21 a 23 de fevereiro, retorno ao Brasil.
Para a viagem, o professor terá custeados os itens: passagens aéreas para deslocamentos dentro do Brasil e do Brasil aos Estados Unidos, ida e volta; seguro saúde; alojamento no campus da universidade onde o professor vai estudar; alimentação, taxas escolares, materiais didáticos e ajuda de custos no valor de 500 dólares norte-americanos.
Com informações do MEC