Professores da Regional de Gurupi participam de I encontro de formação sobre o Documento Curricular do Tocantins

Tocantins

07.02.2020

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi promove nesta quinta-feira, 6, o primeiro encontro de formação do Documento Curricular do Tocantins (DCT), para professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A ação visa introduzir os componentes curriculares para a implementação na sala de aula.

Conforme a diretora Regional de Educação de Gurupi, Cláudia Moreira dos Santos Assunção, é importante realizar formações. “Formar-se continuamente tornou-se obrigatoriedade para professores, já que uma escola precisa lidar com as gerações interativas, tecnológicas, como bullying, a diversidade cultural e questão ambiental. Para que a formação atinja seu objetivo, ela precisa ser significativa para o professor, na perspectiva de evolução pessoal e profissional”, explicou.

Professora do 4º ano, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva, Oriana Dantas explicou que estudar o currículo é necessário para melhoria da qualidade de ensino. “A formação é de suma importância, pois irá decodificar e nos permitir usufruir de toda a orientação que o DCT tem; favorecendo, assim, a aplicação de conteúdos que propiciem um processo de ensino e aprendizagem de qualidade”, apontou.

Já a Alaide de Miranda Santiago, formadora do currículo, explicou os objetivos da formação. “O intuito é que o currículo adquira a maior caraterística dele que é a concretude, que conduza o aluno para a aquisição das competências e, acima de tudo, contribua para que o estudante se torne um cidadão que associe o conteúdo com a realidade, de forma transformadora. A ideia é que a escola implemente o documento não só na sala de aula, mas trazendo inovação pedagógica, expansão e segurança para que o professor possa trabalhar com o aluno”, finalizou.

Os conteúdos estão sendo trabalhados de forma dinâmica, em atividades em grupo sobre as habilidades, metodologias, para trabalhar o organizador curricular de cada componente.