Professores da Regional de Aparecida de Goiânia passam por formação em Língua Portuguesa e Matemática

Formação Continuada

13.06.2019

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) vem fazendo, durante o ano, uma série de encontros de formação pedagógica. No dia 10 de junho, ocorreu mais uma etapa de capacitação na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia.

No encontro, os formadores da Gerência de Estratégia e Material Pedagógico (GEEMP) da Seduc realizaram uma formação nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática com os professores que trabalham nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A formação foi coordenada pela Superintendência Pedagógica e seu objetivo é desenvolver ações a partir dos dados da ADA (Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem) do primeiro trimestre de 2019. Todo o trabalho é feito considerando o Currículo Referência do Estado de Goiás e a Matriz de Referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 
Reflexão

Segundo a superintendente de Gestão Pedagógica da Seduc, Rita de Cássia Ferreira, esse trabalho é muito importante por possibilitar a correção de rumos no ensino. “Ao analisarmos os resultados da ADA podemos reforçar algumas habilidades dos alunos. Além disso, os professores se sentem acolhidos por termos esse trabalho de formação”.

Durante a formação foi promovida uma reflexão com os professores sobre o planejamento de aulas, embasadas nesses documentos, tendo em vista que se faz necessária a compreensão de que esses instrumentos legais podem nortear, de forma efetiva, o processo de ensino-aprendizagem.
O encontro contou com a participação de 113 professores, sendo 57 da área de Matemática e 56 de Língua Portuguesa. Até o final deste ano serão promovidos outros encontros de formação nas demais Coordenações Regionais de Educação (CREs) da rede pública estadual.