Professores da rede pública participam de oficina para o Programa Ciência na Escola

Amazonas

21.05.2019

Com o tema “Como conquistar o edital do Programa Ciência na Escola (PCE)”, a professora doutora Maria Fulgência Bandeira e a professora mestre Geisy Rebouças Lima realizaram, nesta sexta-feira (17/05), a Oficina Preparatória para Elaboração de PCEs. A formação reuniu professores, gestores e educadores da rede de ensino público de Manaus e aconteceu na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

O objetivo da oficina foi apontar questões, de forma detalhada, dos pontos do edital do PCE. Os professores receberam orientações sobre a montagem e execução de um projeto de pesquisa, explanar o passo a passo para submeter propostas ao Programa; os requisitos exigidos no edital; os critérios usados para seleção e avaliação e compromissos do coordenador e bolsista, entre outros assuntos.

“Apresentamos como executar uma pesquisa para ter sucesso e orientamos como preencher o formulário de projeto de pesquisa, sua execução e a importância de ter um relatório final, como produto do que foi feito ao longo do programa. É emocionante levar Ciência para tão longe da capital, quase fronteira com outro Estado ou País”, disse a professora-doutora Maria Fulgência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Abrangência – O Edital abrange todos os 62 municípios do Estado, sendo 200 para capital e 200 para escolas estaduais das Microregiões:

Manaus: Autazes, Iranduba, Careiro, Careiro da Várzea, Manacapuru e Manaquiri.

Parintins: Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Rio Preto da Eva: Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Itacoatiara: Itacoatiara, Itapiranga, Silves e Urucurituba.

Até 100 projetos:

Coari: Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Coari e Codajás.
Tefé: Alvarães, Tefé e Uarini.
Alto Solimões: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Fonte Boa, Guajará, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.
Japurá: Japurá e Maraã.
Juruá: Carauari, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Itamarati e Juruá.
Madeira: Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.
Purus: Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini e Tapauá.
Rio Negro: Barcelos, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

PCE – Desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Seduc-AM e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), o programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público, além de contribuir para o processo de formação continuada dos professores.

O PCE apoia a participação de professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

FOTOS: DRANCE JESUZ/SEDUC-AM