Professores da Rede Pública Estadual da Paraíba participam de formação sobre STEAM em São Paulo

Paraíba

30.09.2024

Oprofessor Isaac Araújo, da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, da cidade de Lagoa Seca e o professor Suênio Feliciano, da ECIT Otávia Silveira, do município de Mogeiro, participaram de 23 a 27 de setembro do Encontro Nacional de Educação STEAM, em São Paulo. A seleção dos professores levou em consideração o currículo profissional, além de atividades STEAM desenvolvidas em suas escolas.

A iniciativa do encontro amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, e tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes no seu Estado, além de elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

De acordo com o professor Isaac Araújo, a integração da engenharia e tecnologia facilita o entendimento dos alunos para compreensão dos conteúdos. Um dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos é o uso de laboratórios virtuais (softwares) para o aprendizado de leitura e transcrição de DNA e RNA, simulação de processos de evolução.

"A partir da formação, aprendemos outros meios de fazer essa abordagem, como, por exemplo, possibilitar a integração de projetos na perspectiva de resolução de problemas locais, como já venho desenvolvendo aqui na escola também com eles, inclusive temos um projeto que já recebeu prêmios e hoje um dos alunos é bolsista pelo PIBIC Ensino Médio pela UFPB", comenta.

Para o professor Suênio Feliciano, a participação durante o Encontro Nacional de Educação STEAM enriquecedora de aprendizagem.

"Nesse encontro foi possível aprender sobre diversos modelos pedagógicos a partir de oficinas e painéis sobre IoT, cultura maker, inteligência artificial, programação, iniciação científica e outras temáticas essenciais para minha prática nas disciplinas de Química, Eletivas, Aprofundamentos e Prática Experimental. Além de todo aprendizado adquirido e compartilhado, com outros professores, foi possível construir um Plano de Ação STEAM para nosso estado", detalhou.

Também participaram do Encontro, o especialista pedagógico da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da SEE-PB, Erickle de Lucena Leite e o coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do IFPB, Miguel Felix de Araújo Junior.

O Encontro Nacional de Educação STEAM 2024 é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil.