Professores da Rede estão entre os finalistas do Prêmio Professor Nota 10

Pernambuco

08.02.2022

Dois dos 50 professores finalistas do Prêmio Professor Nota 10 de 2021 são da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O resultado foi divulgado no site do certame nesta terça-feira (08). Os finalistas são os professores Antônio Arnaldo da Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cardeal Dom Jaime Câmara, de Moreno, Zona da Mata do Estado; e Carlos José de Souza Júnior, da EREM Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A data de divulgação do resultado final do prêmio ainda não foi divulgada pela organização do prêmio. 

Criado pela Fundação Victor Civita, o prêmio reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país e conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação. Nesta edição, 14 estados brasileiros enviaram trabalhos.  

O projeto pedagógico idealizado pelo professor Antônio tem como objetivo levantar  discussão e fortalecer o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa dentro e fora da escola. O Projeto Baobá, como foi batizado pelo docente, está em atividade desde 2017, e faz parte do calendário de comemoração oficial da cidade de Moreno. Ele consiste em um conjunto de atividades, como exposições artísticas, produções literárias, apresentações de teatro e música, oficinas, salas temáticas, debates, palestras e rodas de conversas que contam com professores, artistas, intelectuais e outros profissionais, que acontecem na escola em novembro, mês da Consciência Negra. 

“Estar entre os 50 melhores projetos é como realizar um grande sonho. É a gente colocar a nossa escola e os nossos estudantes como protagonistas de uma nova história. A partir desse reconhecimento eles vão se fortalecer cada vez mais nessa luta diária e constante contra o racismo, contra o preconceito e contra a intolerância de todas as formas. Para mim, é muito gratificante. A educação é quem sai como sendo a maior vencedora, porque é um projeto que rompe os muros da escola e que vai fortalecer as políticas públicas do nosso município", frisou Antônio Arnaldo. 

Já o projeto do professor Carlos fez com que os estudantes analisassem, por meio da geometria, construções locais, como o Porto de Suape e a vila do Estaleiro, e obras famosas, a exemplo do MASP, de Lina Bo Bardi, vários prédios de Oscar Niemeyer e até as pirâmides do Egito. Quando os estudantes desenvolveram a visualização geométrica, o caminho para  o uso de fórmulas e teoremas ficou mais evidente e significativo. Os conceitos e a aplicabilidade de razão e proporção ganharam sentido nos cálculos realizados a partir das imagens arquitetônicas. Ferramentas como Autocad, Google Earth, Google Maps, mesa digital, projetor, fotografias impressas, esquadros e régua foram coordenadas para auxiliar as atividades em torno do tema, que interessou aos jovens e aumentou o envolvimento nas aulas.

“Em meio a um cenário tão atípico e desafiador para todos os educadores do Brasil, saber da emocionante notícia de estar entre os finalistas do prêmio da Fundação Victor Civita é uma alegria convicta de que a educação continua em movimento e uma oportunidade de darmos continuidade ao fortalecimento de vínculos entre a escola e o estudante, dando espaço para o protagonismo juvenil ter sua potencialidade em nosso chão educativo. Embora a pandemia com seus desafios impostos tentaram esmorecer a produção e reconstrução desses valores e competências, a nossa comunidade escolar permaneceu forte em seu propósito de formação integral. E nesse mesmo ensejo poder representar milhares de educadores nota 10 da nossa Rede Estadual de Pernambuco é de uma grande responsabilidade que trato com muito carinho e contentamento”, declarou Carlos.