Professores da rede estadual têm oportunidade de intercâmbio nos EUA

Alagoas

28.02.2023

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) oferece a docentes da rede estadual a oportunidade de realizar um curso de intercâmbio, de até cinco meses, nos Estados Unidos. A formação é exclusiva para professores efetivos que lecionam a disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio regular. Nesta fase da seleção, a Seduc vai indicar até quatro professores da rede para as bolsas de estudo. Os interessados devem se candidatar até o dia 1º de março.

O Fulbright DAI oferta bolsas de estudos para um intercâmbio de conhecimento entre educadores do Brasil e dos Estados Unidos. O programa inclui aulas, treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino e liderança, além do uso de tecnologias em educação. As atividades do programa de aperfeiçoamento acontecem entre agosto e dezembro de 2023 e incluem também estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio, para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Na ocasião, os professores da rede estadual terão benefícios como auxílio para moradia e aquisição de material didático e das passagens (ida e volta), ajuda de custo para alimentação, seguro-saúde, visto de intercâmbio, entre outros.

Para se candidatar, os professores interessados devem atender a requisitos como possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras/inglês; ter proficiência em inglês; e ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio.

Seleção

Nesta etapa, a seleção estadual será conduzida pela Seduc, responsável por indicar até quatro professores para a fase nacional, realizada pela Comissão Fulbright Brasil. O processo seletivo leva em conta o projeto individual (Inquiry Project), que é avaliado em todas as etapas das seleções nacional e internacional.

Para se candidatar, os professores interessados devem ler, com atenção, o Frequently Asked Questions (FAQ) e verificar a compatibilidade dos critérios descritos edital. Caso se enquadrem nos requisitos, os interessados devem enviar um e-mail para a coordenação estadual (sandra.rocha@professor.educ.al.gov.br) até o dia 01 de março, solicitando o formulário de inscrição.

No assunto do e-mail, o candidato deverá se identificar com a “Seleção Fulbright DAI” e o nome completo. Para mais informações sobre a candidatura e acesso ao FAQ, o interessado deve acessar o link http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3029-intercambio-fulbright-dai-informacoes-para-candidatura.

Joyce Andrea* / Ascom Seduc  Foto: Thiago Ataíde