Professores são selecionados para apresentar projeto de pesquisa em uma das principais conferências de Educação da Europa

Minas Gerais

12.09.2023

Os professores de biologia e física, Douglas Costa da Silva e Ygor Bernardes Santos, da Escola Estadual Madre Carmelita foram selecionados para participar do 16° International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI), uma das principais conferências da área de educação no mundo, que acontecerá em Sevilha na Espanha, em novembro. O projeto de pesquisa em ensino, utilizando como contexto a mineração e a lama tóxica, abordando os desastres com barragens no estado nos últimos anos, foi selecionado para apresentação em formato de pôster. 

A pesquisa desenvolvida pelos professores retrata uma temática de forma interdisciplinar e contextualizada no ambiente escolar. Foi usado como referencial de literatura um percurso metodológico de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para que pudessem explorar temáticas conceituais da ciência, a partir de uma problemática de ordem social, como os casos de rompimento de barragens. 

Com isso, os professores passaram a trabalhar os casos de Mariana e Brumadinho com os estudantes, buscando sensibilizá-los com essa problemática e iniciaram uma abordagem sobre a mineração sustentável. A partir desse contexto, diversos trabalhos foram feitos com conceitos científicos e tecnologias, para que os estudantes propusessem estratégias para amenizar os danos causados pelos desastres, além dos desafios de se desenvolver uma mineração sustentável. 

Para Douglas, além de desenvolver o conhecimento técnico e científico dos estudantes, o projeto também tem foco nas diversas tecnologias e trabalha a questão de intervir e analisar as problemáticas sociais a partir de um olhar científico e tecnológico. Ser aprovado no evento é o reconhecimento de estarem no caminho certo, ressalta o professor de biologia. Ele explica que ficou surpreso positivamente com a aprovação do projeto para apresentação. “Decidimos, sem pretensões, submeter o resumo do nosso trabalho para o evento e foi uma bela surpresa”.

A ideia dos professores é divulgar a pesquisa em ensino que acontece em todo o estado e na rede pública, explica o professor Ygor Bernardes. “Precisamos divulgar que os professores estão em constantes formações, em processo formativo continuado e, por essa razão, demos início nessa escrita.” 

O 16° International Conference of Education, Research and Innovation

O evento chega à sua 16ª edição em novembro e tem edições anuais. Trata-se de uma conferência educacional global mais significativa da Europa, que reúne palestrantes, pesquisadores, tecnólogos e profissionais do setor da educação, não apenas para compartilharem suas pesquisas, mas também aprenderem sobre as inovações educacionais mais atualizadas do mundo. 

Todo ano, mais de 800 delegados de 80 países diferentes participam da conferência. Para conhecer melhor sobre o evento, basta clicar aqui.