Professores da rede estadual são classificados para semifinal do Prêmio Professor Transformador

Roraima

12.03.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Cinco professores da rede estadual de ensino foram classificados para a semifinal da I edição do Prêmio Professor Transformador.  Foram inscritos 1.270 projetos em todo o Brasil. Os projetos dos professores de Roraima estão entre os 350 trabalhos que serão avaliados. Devem passar para a final apenas 12 projetos e o resultado será divulgado ainda em março.

Um dos semifinalistas é o professor Manoel Reildo Cerdeira dos Santos, da Escola Estadual Major Alcides. Ele desenvolveu o tema “A matemática além da escola com o design, confecção e comercialização de biojoias e bijuterias”.

Esse projeto busca trabalhar a teoria e a prática da disciplina Matemática de uma forma criativa, promovendo a construtividade e contextualização da disciplina. Os alunos realizaram pesquisas, planilhas, tabelas, participaram de oficinas para confecção de produtos, conversaram com vendedores ambulantes e hippies que confeccionam bijouterias.

Os alunos também fizeram tabulação de dados, comparação de preços, análise de lucro, regra de três simples, trabalharam porcentagem e estatísticas. Eles confeccionaram seus próprios produtos (biojóias e bijouterias) e os comercializaram.

 “O projeto foi desenvolvido ao longo de 2019 com os estudantes do Ensino Médio e rendeu frutos, como o nome diz ‘além da escola’. Eles receberam muitas encomendas de produtos e perceberam a geração de renda. O lucro que obtinham era revertido na compra de materiais de estudo, transporte, alimentação. O projeto é para a vida deles. Fiquei muito feliz com o resultado”, destacou Reildo Cerdeira.

Outra semifinalista é a professora Simone Catão, da Escola Olavo Brasil Filho, que idealizou o trabalho intitulado “Duas Culturas e uma nação”. O projeto busca promover a inclusão e a boa convivência entre estudantes brasileiros e imigrantes venezuelanos.

A atividade tem como eixo temático a valorização humana, a formação do cidadão, interação social e o combate à xenofobia. O destaque do projeto foi a produção da cartilha “Alunos refugiados: vamos acolhê-los” que reuniu temas sobre o impacto da imigração, refúgio, xenofobia e a produção de poemas dos alunos.

 MAIS PROJETOS

O terceiro projeto semifinalista é da professora Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Tancredo Neves. Com o tema “Histórias das mulheres em Roraima”, o trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de História, e destacou o trabalho de mulheres protagonistas de suas próprias histórias e que, dentro de sua profissão de forma pioneira, ajudaram a construir a história de Roraima.

Os estudantes realizaram pesquisas, leituras e entrevistas as quais foram registradas em vídeos. As entrevistas deram origem à produção de textos, documentários e sites contendo as histórias das mulheres entrevistadas.

A outra professora semifinalista é Shirlei dos Santos Catão, da Escola Crisotelma Francisca de Brito Gomes. A instituição de ensino está inserida no sistema prisional de Roraima e atende hoje 165 alunos. A professora concorre com três projetos e um dele é “Educação para o trânsito além das grades”, que tem a finalidade de proporcionar melhoria na aprendizagem por meio da educação para o trânsito.

O segundo projeto é intitulado “Preciosas” e busca elevar o crescimento intelectual e autoestima das alunas por meio de atividades esportivas. Além desses, a professora concorre também um terceiro projeto, com o tema “Reconstruindo Sorrisos” sobre saúde bucal, este pela escola municipal Francisco de Souza Bríglia.

Maria de Fátima dos Santos, da Escola Olavo Brasil Filho é a quinta semifinalista da rede estadual de ensino com o projeto “Ao passo da vida contra uma epidemia silenciosa” que trabalha a socialização dos alunos em sala de aula e em todo ambiente escolar, em busca de integrá-lo ao meio social visando a prevenção do suicídio. O projeto também trabalha questões referentes ao Bullying.

 O PRÊMIO

A I edição do Prêmio Professor Transformador é uma iniciativa da BETT Educar e Base2Edu Serviços de Tecnologia Educacional com a parceria do Instituto Singularidades, Consed (Conselho nacional dos Secretários de Educação), Microssoft, Undime/SP (União Nacional dos Secretários Municipais de Educação), e apoiadores. 

O objetivo do Prêmio é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos.

O Prêmio é dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. O segundo e terceiro lugar de cada categoria receberá a quantia de R$ 2,5 mil, troféu e participação na BETT Educar 2020, em São Paulo no mês de maio, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores.

O primeiro lugar de cada categoria levará troféu, o prêmio de R$ 7 mil, ganhará uma viagem para participação na BETT Educar 2021 em Londres; participação especial como convidado na BETT Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores, e divulgação do trabalho na Revista Direcional Escola.