Professores da rede estadual promovem seminário para compartilhar trabalhos selecionados no Projeto Conectando Boas Práticas

Roraima

25.11.2019

Por Marília Mesquita 

Fotos: Raimundo Lima

Quatro professores da Rede Estadual de Ensino que desenvolvem projetos nas escolas da rede foram classificados para participar do I Seminário Conectando Boas Práticas de Boa Vista. O evento ocorre dia 13 de dezembro, no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima).

Os vencedores concorreram no Prêmio Top 10 do Projeto Conectando Boas Práticas e apresentarão os trabalhos selecionados durante o Seminário para os profissionais da Educação.

“O Seminário é aberto para a comunidade, mas, principalmente, para os profissionais que atuam na Educação. Os vencedores irão apresentar os seus projetos para os participantes e trocar experiências”, explicou uma das coordenadoras de Núcleo Conectando Saberes, professora Rutemara Florêncio.

Os interessados em participar do Seminário podem realizar a inscrição através do endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/seminario-conectando-boas-praticas---boa-vistarr__702266. As vagas são limitadas.

O professor da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos, Reildo Cerdeira é um dos vencedores do Prêmio com o projeto ‘A matemática além da escola com design, confecção e comercialização de bio joias’, desenvolvido desde o primeiro bimestre do ano.

“A ideia para desenvolver o Projeto surgiu da observação dos alunos e contextualizar o ensino da matemática, pois eles utilizam planilhas, tabelas, medidas, assimetria e outros assuntos relacionados à matemática”, disse Reildo.

O projeto “Duas Culturas e uma nação” desenvolvido pela professora da Escola Estadual Olavo Brasil Filho, Simone Catão também é um dos vencedores do Prêmio Top 10. O projeto busca promover a inclusão e a boa convivência entre estudantes brasileiros e imigrantes venezuelanos.

Além do Conectando Boas Práticas, o Projeto foi classificado na 16° edição do Prêmio Innovare na categoria “Justiça e Cidadania” com outras 167 práticas pedagógicas.

A professora Simone também já ficou entre os 50 melhores professores do Brasil no Prêmio Educador Nota 10, que é uma iniciativa da Fundação Victor Civita desenvolvido desde 1998 com a intenção de reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais realizadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Básica de todo o país.

OUTROS PROJETOS

O projeto ‘Ensino Colaborativo como alternativa para inclusão de alunos com necessidades especiais’, da Escola São Vicente de Paula também é vencedor do Prêmio Top 10.

Ele é desenvolvido pela professora Maria Solange de Lima desde 2012 e já ficou em 3° lugar no 1° Workshop Pedagógico das Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e participou do E-book ‘Competências Profissionais em contextos educacionais desenvolvido pela UFRR (Universidade Federal de Roraima) em parceria com outros órgãos.

A professora Raquel de Paula Silva, do Colégio Militar Estadual DerlyLuiz Vieira Borges desenvolve o projeto ‘Literatura Regional’ e também é uma das vencedoras.

“Os projetos vencedores tem impacto positivo na escola e nos alunos, são protagonizados pelos estudantes ou comunidade escolar, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e são replicáveis em outras realidades do Brasil”, ressaltou a também coordenadora Núcleo Conectando Saberes, Herika do Valle.

CONECTANDO BOAS PRÁTICAS

É realizado pela Rede Conectando Saberes e tem o objetivo de reunir e compartilhar práticas transformadoras em um banco de dados para valorizar e ao mesmo tempo dar visibilidade ao trabalho de educadores de todo o país e inspirar tantos outros.

O projeto é idealizado pela Conectando Saberes, rede de professores apoiada pela Fundação Lemann, mantenedora da Revista Nova Escola. As práticas selecionadas estarão brevemente num e-book patrocinado pela Fundação Lemann.