Alagoas
10.07.2025Professores da Rede Estadual já podem se inscrever na 5ª edição do Curso de Formação Inicial em Gestão Escolar – FORMAGE 2025.2. A formação, ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é gratuita e oferecida na modalidade a distância (EAD).
O curso é voltado para docentes interessados em compor o Banco de Gestores das Unidades de Ensino da Rede Estadual, conforme estabelece a Lei nº 8.748, de 28 de setembro de 2022.
Com carga horária de 80h e ofertado por meio da plataforma Moodle (clique aqui), o curso é dividido em quatro módulos que abordam as dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira e pessoal-relacional da gestão escolar. Os participantes devem ter, no mínimo, 75% de frequência e rendimento igual ou superior a 80% nas avaliações para obter a certificação.
Inscrições
As inscrições começam no próximo sábado (12) e se estendem até o dia 16 de julho pelo site https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ no campo destinado ao curso FORMAGE – 5ª edição. Os candidatos devem preencher seus dados pessoais atualizados e informar corretamente sua titulação e experiência profissional.
É imprescindível que o e-mail cadastrado na inscrição seja de uso frequente, pois será o canal oficial de comunicação da Seduc com os cursistas.
Vagas
Serão disponibilizadas vagas para as 13 Gerências Especiais de Educação (GEE). Cada turma será composta por até 50 professores, e os excedentes poderão ser realocados para outras regionais, caso haja disponibilidade.
Avaliação
A avaliação do curso ocorrerá em duas etapas:
A lista dos aprovados será publicada no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) a partir do dia 20 de outubro de 2025, e os certificados serão enviados por e-mail até 90 dias após a divulgação dos resultados.
A certificação obtida por meio do FORMAGE tem validade de quatro anos, correspondentes a dois mandatos consecutivos de gestão escolar.
Cronograma resumido
Em caso de alterações nas datas, o novo cronograma será divulgado no site oficial da Secretaria de Educação. Dúvidas e situações não previstas serão analisadas pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino.
Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc/Thiago Athaíde/ Ascom Seduc