Professores da rede estadual participam da Missão Pedagógica no Parlamento

Rio Grande do Norte

18.06.2019

Dois professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte integraram o grupo de educadores, de todo o país, da edição 2019 do programa Missão Pedagógica no Parlamento, realizado pela Câmara dos Deputados. Jaçanan de Souza Teles, da escola estadual Terezinha Carolino de Souza, em Jaçanã, e Katson Fernandes, docente da escola estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi, são os representantes potiguares no programa.

Com o objetivo de capacitar professores de escolas públicas, o programa Missão Pedagógica no Parlamento acontece anualmente. Após um sorteio eletrônico, são escolhidos 16 professores por estado para participar do curso a distância “Educação para democracia e o Parlamento”, desses, são selecionados dois educadores com melhor desempenho no curso e eles são convidados para participar efetivamente do programa. 

A fase presencial aconteceu em Brasília, entre os dias 10 a 14 deste mês, em que os selecionados conheceram a Câmara dos Deputados e trabalharam conhecimentos relacionados ao Parlamento e à educação para democracia nas escolas. Durante essa fase, foram privilegiadas as metodologias participativas e vivenciais. A partir de agora, os participantes iniciam a fase a distância, em que desenvolvem e aplicam projetos de educação para democracia em suas comunidades escolares em consonância com os princípios vivenciados durante a formação. 

A professora Jaçanan de Souza Teles explica que a experiência foi importante para partilhar conhecimentos com outros professores sobre a melhoria do ensino e a prática de formar cidadãos. “E ainda poder adquirir aprendizado e sugestões de atuação para uma educação democrática cidadã, ajudando a transformar e formar nossos jovens”, explica. 

O projeto que ela vai desenvolver na escola, é voltado para o meio ambiente, conta com a participação da comunidade escolar, responsáveis e alunos. A ideia é revitalizar um espaço, construído com materiais recicláveis, em que possua plantas ornamentais e medicinais, e uma parte dedicada a horta. Neste espaço também terá um local para serem apresentadas as atividades da escola e de interação.

Ao final, após concluírem toda a formação, os educadores participantes recebem a certificação de 130 horas.