Professores da rede estadual do Pará são capacitados em ciência e tecnologia

Pará

15.03.2023

Professores da rede estadual participaram, nesta segunda-feira (13), de uma série de atividades para aprimorar os conhecimentos em ciência e tecnologia e integrar as temáticas aos currículos escolares. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). A programação incluiu palestras sobre fomento a ações na área tecnológica e a importância do conhecimento sobre Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematics) no desenvolvimento de talentos juvenis.

As palestras foram ministradas pela doutora em Educação Adriana Maria Tonini, professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto e líder do Grupo de Pesquisa Mulheres e Meninas em Stem. Na primeira exposição, foram apresentadas estratégias para buscar recursos como a identificação de oportunidades de financiamento por meio de agências governamentais, entre elas os editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Meninas na Ciência e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também foram apresentadas informações específicas sobre a elaboração de projetos científicos.

Inovação - Na segunda palestra foi abordado o Stem, que integra áreas de conhecimento fundamentais para o desenvolvimento de inovações e soluções tecnológicas em diferentes setores da sociedade. “Na prática, o Stem é aplicado em diversas áreas, desde a criação de novos produtos tecnológicos até a solução de problemas complexos, em áreas como saúde, energia, meio ambiente, transporte, educação, infraestrutura, automação e muitas outras. É uma abordagem que busca integrar diferentes áreas de conhecimento, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Na educação, o Stem é um modelo de ensino que busca integrar as disciplinas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências em estudantes, para que possam enfrentar os desafios do mundo atual e futuro. O modelo de ensino Stem é baseado em projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, que incentivam os estudantes a aprender na prática e a desenvolver soluções inovadoras”, explicou Rafael Herdy, formador do NTE.

De acordo com a professora Ivanete Cardoso Palheta, eventos como esse são fundamentais para a formação continuada dos docentes. “Esses diálogos promovem atualização e construção de novos saberes necessários à prática pedagógica. Os conhecimentos compartilhados serão aplicados em práticas investigativas que já venho desenvolvendo com as estudantes, e assim, além de contribuir para a popularização do conhecimento científico, estimular mais meninas e mulheres a se engajarem nas ciências. Nós, mulheres, podemos fazer ciência, sim”, afirmou a professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Graziela Moura Ribeiro", em Belém.

Tecnologia e ciência - Rádio escola, robótica, iniciação científica, desenvolvimento de aplicativos, cursos e oficinas são alguns dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, em Belém, que tem como objetivo promover a formação continuada de professores e a atualização das práticas pedagógicas, a partir do uso das tecnologias na educação. As formações são variadas e ocorrem de forma on-line, por meio de cursos oferecidos no ambiente virtual de aprendizagem da Seduc, o Avacefor, e de forma presencial em oficinas práticas, nas dependências do NTE ou nas escolas estaduais.

O Pará possui 12 NTEs, concentrados em regiões estratégicas administrativamente sob a jurisdição das UREs (Unidades Regionais de Ensino) e USEs (Unidades Seduc nas Escolas), nos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Belém (dois núcleos), Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí.

 

Texto: Sâmia Maffra / Ascom Seduc