Professores da Paraíba são selecionados para participar do Projeto Escola Sirius, do CNPEN

Paraíba

10.01.2024

Três professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, ministrantes das disciplinas Física, Química e Matemática, foram selecionados para participar da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), que será realizada de 15 a 19 de janeiro de 2024, em Campinas (SP). Os profissionais passaram por uma seleção de 338 inscritos, nos quais 60 professores do Brasil, de outros países da América Latina e do Caribe, foram escolhidos para o evento. 

Foram selecionados, a professora Leide Pricila da Silva, da Escola Cidadã Integral (ECI) Jairo Aires Caluete, do município de Parari, a professora Nathália Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Arlindo Ramalho de Solânea e o professor Marcus Paixão da ECIT José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras.

A seleção dos professores foi realizada por meio da avaliação do currículo lattes e também por uma carta de intenção escrita pelo profissional da educação, contendo os motivos pelos quais gostaria de participar da escola. As vagas para os cinco dias de evento são oferecidas aos professores do Ensino Médio que ministram as disciplinas de física, química e biologia em escolas públicas, municipais e estaduais, escolas privadas e também federais.

Entre as atividades do evento estão aulas teóricas e práticas, ministradas pelos profissionais do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e palestras de convidados das áreas de educação e ciências. Também haverá visitas às unidades do CNPEM, incluindo o Sirius, fonte de luz síncrotron que dá nome à Escola, e os professores são introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharias.

A professora, Leide Pricila, que ministra as três disciplinas, revelou que seu objetivo em participar é poder vivenciar a troca de conhecimento com outros profissionais da área, e assim, levar para sala de aula.

“Com esse evento eu quero implementar de forma mais dinâmica atividades das disciplinas de química, física e biologia, que, em geral os estudantes têm mais dificuldade, pois temos as dificuldades de tempo e recursos, quero mobilizar os alunos a gostarem das disciplinas. Estou com muita expectativa para chegar na ESPEM e ter essa vivência presencial com outros profissionais”, disse.

Nathália Rosa é professora das disciplinas de Física e Matemática, e afirmou que sempre buscou tornar as aulas de física mais atrativas.

“Ensinar Física não é fácil, nós temos um preconceito enraizado de que a Física é complicada e é resumida em contas. Durante toda a minha formação eu tentei procurar formas de aprender a ensinar o contrário e participar da Escola Sirius vai proporcionar aprendizado. Nós, professores, devemos buscar melhorias para a nossa sala de aula e é isso que eu pretendo, buscando inovações, formas de ensinar a Física nova, atual, exemplificando, tratando de assuntos atuais”, detalhou.

A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) é realizada pelo Centro Nacional de pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).