Professores da rede estadual da Bahia falam sobre o amor à profissão

Mês do professor

02.10.2015

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia em outubro , mês em que se celebra o Dia do Professor (15), a exibição de uma série de reportagens em homenagem aos professores. Por meio de recursos multimídia, texto, áudio e vídeos, os professores falam sobre a escolha pela sala de aula, como contribuem para o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes. Eles também são homenageados por alunos e colegas de trabalho, que ressaltam qualidades dos educadores como dedicação, competência e, principalmente, o amor à profissão.

A série começa com histórias como a da professora Lourdes Bernadete, de Geografia, da Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador. Ela tem 70 anos de idade e 52 anos no magistério, que justificam a experiência e o amor à educação. “Eu não estou professora, eu sou professora. A sala de aula é a minha vida, se Deus concedesse, eu morreria na sala de aula, porque esse foi o único dom que Ele me deu e eu procuro fazer o máximo para ser merecedora desse dom”, emociona-se.
 
Outra história que está sendo contada também, é da professora quilombola Jaildes Lima, 37. Filha de pais semianalfabetos, ela abraçou a profissão pela educação na sua comunidade, o Quilombo Jiboia, de onde saiu para estudar e voltou para lecionar Filosofia, Sociologia, História e Geografia para jovens de 18 a 29 anos. “Sempre digo aos meus alunos que, se eu cheguei até aqui, eles também podem chegar. É só querer. A educação é o caminho. Fico muito triste quando vejo uma criança ou um jovem fora da escola. Tenho esta responsabilidade com a minha comunidade. Foi aqui que eu nasci. É aqui que quero viver e ver crescer”, afirma.