Professores da Paraíba passam a contar com Carteira Nacional Docente e acesso a benefícios exclusivos

professor

16.12.2025

Professores da rede estadual da Paraíba passam a contar com um novo instrumento de reconhecimento e valorização profissional: a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). A entrega simbólica do documento ocorreu nesta terça-feira (16), durante a solenidade do programa Mais Professores para o Brasil, realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença do governador João Azevêdo e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Reconhecida como documento oficial em todo o território nacional, a Carteira Nacional Docente tem validade de dez anos e reúne dados de identificação do professor, além de QR Code. A iniciativa, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, garante acesso facilitado a benefícios como descontos em eventos culturais, além de vantagens exclusivas vinculadas ao programa Mais Professores para o Brasil, a exemplo de ferramentas de trabalho, condições diferenciadas de crédito e parcerias em negociação pelo Ministério da Educação.

Na Paraíba, a rede estadual conta atualmente com mais de 15 mil professores, distribuídos em 597 escolas. Para a professora e gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), Fernanda Chagas, a CNDB representa mais do que benefícios práticos. “É um avanço de pertencimento, reconhecimento e valorização docente. Hoje nós podemos dizer que temos uma identidade oficial reconhecida em todo o Brasil: somos professores”, destacou.

Durante a solenidade, professores da educação básica e do ensino superior receberam simbolicamente a carteira, representando docentes das redes pública e privada. A professora de Artes da Escola Cidadã Integral Técnica Melquíades Vilar, Taciely Correia Pereira Vilar, ressaltou a importância do momento. “Vivemos um período marcado por investimentos que vêm transformando a realidade de quem faz a educação neste país, com ações que valorizam o professor e fortalecem a educação pública de qualidade”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que a valorização docente é estratégica para o futuro do país. “Sessenta e cinco por cento da qualidade da aprendizagem de um aluno depende do professor. Professor não é profissão de segunda categoria, é a mais importante de uma nação, por isso precisamos dessa valorização. Tudo começa com um professor. Temos que valorizar essa categoria tão importante”, declarou.

Para emitir a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), o professor deve estar com o CPF regularizado e possuir uma conta ativa na plataforma Gov.br. A solicitação é feita diretamente no site do programa Mais Professores para o Brasil. Ao acessar o sistema, os dados pessoais e o vínculo profissional são preenchidos automaticamente. O docente deve apenas conferir as informações, complementar endereço e contatos e enviar uma foto digital no formato 3×4, conforme o padrão exigido. Após a confirmação, a versão digital da CNDB fica disponível imediatamente, garantindo o acesso aos benefícios. A versão impressa será enviada a partir do próximo ano.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, reforçou o chamado para que os professores da rede estadual façam a solicitação do documento. “Essa carteira é mais um instrumento de valorização do professor. Convidamos todos os docentes da rede estadual da Paraíba a acessarem a plataforma, solicitarem a CNDB e passarem a usufruir dos benefícios que fortalecem a profissão”, destacou.