Professores da Escola Estadual Elídio Murcelli Filho recebem formação para ensino de robótica

Mato Grosso

16.08.2023

Professores da Escola Estadual Elídio Murcelli Filho, do município de Aripuanã, foram capacitados, nesta segunda e terça-feira (14 e 15.08), para atuarem com o sistema SimRobótica, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) para o ensino de robótica nas escolas estaduais. 

A formação foi ministrada para nove profissionais das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que atuarão como orientadores no processo de desenvolvimento das aulas. Durante os dois dias, os profissionais puderam conhecer os aspectos teóricos e práticos aplicados na aula, além dos princípios da robótica, programação, eletrônica básica, mecânica e integração multidisciplinar.

Para a diretora Maria da Glória dos Santos, a capacitação representa a atenção do Governo do Estado com o desenvolvimento profissional e seu comprometimento com a educação.

“O curso de robótica para os profissionais da nossa escola é primordial, e é uma forma de agregar e compartilhar conhecimento com os nossos estudantes. Nós entendemos que a tecnologia tem uma grande importância no nosso cotidiano, e esse momento na educação corrobora com a formação desses profissionais que deverão auxiliar em sala de aula”, disse.

A orientadora Laressa Reatti pontuou que a formação permite que os profissionais potencializem o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula.

“A robótica é uma área que oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades valiosas, como lógica e trabalho em equipe. Os estudantes envolvidos podem aprender a resolver problemas complexos, aprimorar suas habilidades de pensamento crítico e colaborar com outros membros da equipe. Essas habilidades certamente serão úteis em suas trajetórias acadêmicas e profissionais futuras”, explicou.

Para o professor Geanderson de Souza Neres, a iniciativa é uma oportunidade de discutir o planejamento das aulas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e a metodologia ativa, alinhada à abordagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental, conhecida como Steam.

“As aulas de robótica têm o potencial de tornar as aulas mais dinâmicas, desafiadoras e atrativas aos estudantes. Por meio dela os estudantes podem aprender de maneira prática e interativa, aplicando conceitos na construção e na programação”, acrescentou.

O coordenador pedagógico da unidade, Caique Alves Rocha Dutra, considerou a formação como uma oportunidade para que os profissionais ampliem seus horizontes. "Isso permite que os estudantes tenham contato com a tecnologia aplicada à educação e futuramente se destaquem no mercado de trabalho", afirmou. 

A capacitação vai ao encontro das Políticas de Formação Continuada, promovidas pela Seduc-MT, que visam a valorização e qualificação profissional, além da melhoria da aprendizagem na Rede Pública Estadual.