Professores da educação especial participam de formação em tecnologia voltada à inclusão

Educação Especial

17.10.2016

Leila Novais / Governo do Tocantins

Aconteceu nesta sexta-feira, 14, no auditório do Centro de Ensino Médio de Gurupi, o segundo encontro presencial do curso “Atendimento educacional especializado para alunos com necessidades especiais e o uso das tecnologias na prática pedagógica inclusiva”. O curso nasceu de uma preocupação da Diretoria Regional de Educação em promover o aperfeiçoamento pedagógico dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Participam do encontro cerca de 50 professores das salas de recursos das redes municipal e estadual de ensino, servidores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e  pais de crianças que recebem atendimentos nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

A professora formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Jennifer Provenci, e Ilda Venâncio, técnica de Ensino Especial, são as responsáveis pelo desenvolvimento e estruturação do curso que é ofertado na plataforma e-Proinfo. O curso teve início em agosto com previsão de término no dia 30 de dezembro de 2016.

Esse é o 2º encontro presencial do curso, momento em que os professores das salas de AEE puderam apresentar um plano de trabalho que poderá ser desenvolvido com seus alunos em sala de aula durante o ano letivo.

A professora da Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, Lilian Peixoto, ressaltou que aprendeu muito e poderá replicar o que foi aprendido para seus alunos. “Os estudos na plataforma enriquecem ainda mais a nossa prática no que diz respeito à inclusão no âmbito da deficiência intelectual. Pudemos fazer um elo entre a teoria e a prática na sala multifuncional de recursos AEE”, destacou.

A diretora Regional de Educação de Gurupi, Sonia Maria Dal Molin Machado, em sua fala, lançou um questionamento aos cursistas. “Será que nossa responsabilidade é menor do que dos pais? É aí que temos que pensar que recebemos uma criança que vai ficar várias horas por dia para ter cuidados especiais. Por isso precisamos nos aperfeiçoar e participar de capacitações importantes como esta para colocarmos em prática na nossa sala de recurso”, completou.

A técnica de Ensino Especial, Ilda Venâncio, falou da importância da formação para os professores das salas voltadas à educação especial. “O curso é de suma importância para os professores de salas de recursos e professores apaeanos para melhoria na prática pedagógica, uma vez que esta regional tem um grande quantitativo de professores iniciantes em sala de recursos, necessitando de conhecimentos específicos para este público”, finalizou.​