Professoras sergipanas são selecionadas para o programa STEAM TeachCamp Brasil

Sergipe

16.12.2020

As professoras Darcylaine Vieira Martins, do Colégio Estadual Doutor Antônio Garcia Filho (Umbaúba), e Lark Soany Santos, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito (Canindé do São Francisco), foram as educadoras sergipanas selecionadas para a formação do programa STEAM TechCamp Brasil. Ambas trabalharão como multiplicadoras do método STEAM na rede pública estadual de ensino em Sergipe.

Nessa quarta edição, o Programa STEAM selecionou professores de ensino médio da rede pública de educação e professores dos Institutos Federais para integrar o programa, que busca estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (CTEAM, em inglês STEAM).

Trata-se de uma iniciativa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Os participantes se inscreveram elencando as experiências anteriores envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEAM desenvolvidos pelo professor em escola pública. Os professores selecionados irão participar de atividade para integração dos participantes e preparação para o Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021, entre 19 a 22 de janeiro de 2021, além das atividades de formação, no período de 8 a 12 de fevereiro de 2021.

Esse encontro acontecerá na modalidade virtual, pela Plataforma Zoom, e contará com atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico para fomentar a aprendizagem ativa de STEAM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas.

A professora Darcylaine Martins destacou que já conhecia o STEAM TechCamp Brasil e ressaltou a importância do programa no sentido de compartilhar e ampliar conhecimentos sobre as diferentes ferramentas, práticas e estratégias de ensino que podem ajudar os professores a superar os desafios da educação. “As atividades guiadas na metodologia STEAM permitem que os alunos resolvam problemas, beneficiando o aprendizado interdisciplinar e trazendo os estudantes para o centro do processo cognitivo. Ou seja, o programa coloca o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem e o professor como o orientador”, disse.

Já a professora Lark Soany afirma que vê essa seleção como uma grande oportunidade de aprendizagem para que possa melhorar ainda mais a prática pedagógica. Ela conta que já conhece um pouco a metodologia STEAM e já a aplica no dia a dia escolar. Apesar disso, ela sente a necessidade de aprofundar o conhecimento, e o programa foi a oportunidade perfeita.

“Estar com pessoas de diferentes estados trocando conhecimentos terá como resultado certo uma tempestade de novas ideias. Com certeza trarei muita bagagem para que novos projetos sejam criados, e ferramentas para tornar a química ainda mais interessante e interligada a tudo. Sei que será mais um desafio, mas estou muito entusiasmada. Veja como uma oportunidade de contagiar mais professores da nossa rede, e assim colaborar ativamente para a melhoria da Educação no nosso estado”, declarou.

STEAM TechCamp Brasil

O STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Esse programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais de educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

O STEAM TechCamp Brasil, desde sua primeira edição, envolveu 180 educadores, com forte potencial multiplicador em todo o país. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, somadas até a edição de 2019, atingiram 400 cidades, 17.000 professores e 94.000 estudantes em todo o Brasil.