Professoras levam a escola até o aluno na zona rural do município de Pacatuba (SE)

Sergipe

17.08.2020

Duas professoras, juntamente com a gestora do Colégio Estadual Nossa Senhora Santana, unidade escolar do campo localizada no povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, iniciaram há três semanas uma busca ativa na zona rural, visitando alunos e familiares, para entender a dinâmica da vida deles diante das mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

Um afastamento do aluno da escola foi resultado da falta de recursos tecnológicos das famílias residentes na região, porém, a estratégia do colégio foi a de mapear os endereços e levar o material didático impresso, e até uma mensagem de otimismo e motivação, para todos os alunos do campo, sem acesso à internet e a aparelhos celulares ou computadores, realidade de diversas regiões nordestinas.

Quem leva a escola até os alunos são a diretora da unidade, Valéria Santos, e as professoras Elis Angela Gomes e Mara Sandra Oliveira. São elas que chegam às casas com as tarefas das crianças e jovens da região, que não dispõem de transporte para ir até o colégio.“A gente percebeu que tinha um grande número de alunos que não estava indo pegar as atividades na escola; e quem tem acesso à internet faz atividade pelo grupo do WhatsApp, estas são duas ferramentas que a gente utiliza”, explica a diretora Valéria.

Semanalmente a equipe do colégio se reúne para buscar saídas e resoluções de problemas que surgem nessa caminhada, tendo como meta alcançar o maior número de alunos, como bem enfatiza Valéria: “A nossa meta é tentar melhorar a cada semana”. Por esta razão as professoras se dividem, e cada uma vai até um povoado diferente para levar não só as atividades, como também tirar dúvidas e realizar a entrega dos livros didáticos.

Valéria conta que com a ajuda da equipe de professores da unidade escolar, a média de alcance aos alunos do campo chega a mais de 90%. Os professores que moram em regiões distantes daquelas em que residem os alunos fazem contato via ligação telefônica para aqueles estudantes com dificuldade de participar das atividades online. No colégio, a diretora contou com a participação e compromisso empenhados pelos professores.