Pará
02.10.2023A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), lançou na quinta-feira (28) o livro “Práticas linguageiras na sala de aula – reflexão-ação-reflexão: interfaces teoria e prática”. O evento ocorreu no hall Antonieta Santos Feio, do Cefor, em Belém.
O livro, organizado pelas professoras e formadoras do Cefor Missilene Barreto, Ana Lúcia Brito e Esther Braga, busca potencializar o incentivo à produção científica autoral de docentes a partir das vivências em sala de aula, enfatizando o saber-fazer docente com base no tripé ação-reflexão-ação, tomando a prática objeto de pesquisa e fazendo os educadores compartilharem entre si as ações pedagógicas concretas realizadas com os estudantes.
Formação - A professora Missiliene Barreto falou sobre a importância do livro para auxiliar no processo de formação dos docentes. “A obra é uma possibilidade formativa de grande valia, posto que traz em seu bojo experiências docentes reais e plurais refratadas na ação-reflexão-ação. Por esse motivo, o público-leitor-professor poderá identificar-se com as escritas conscientes, reflexivas e críticas postas nesta obra, reverberando-as em suas ações docentes”, disse a educadora.
A publicação tem oito capítulos, com artigos e relatos de experiências das organizadoras na educação básica da Seduc. Os textos refletem e dialogam de forma consciente e crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem. O livro pode ser baixado gratuitamente no formato E-book.
Texto: Clayton Santos, Colaboração de Igor Oliveira - Ascom/Seduc