Professoras da rede estadual desenvolvem kits para alfabetização em braille

Educação Especial

19.03.2021

Para garantir uma aprendizagem ainda mais prática e lúdica, professoras do Centro Estadual de Educação Cyro Accioly desenvolveram kits de alfabetização em braille para auxiliar alunos com deficiência visual durante as aulas remotas.

Os kits têm dois formatos diferentes. O primeiro foi desenvolvido para para alunos que já conhecem o sistema braille e contém atividades impressa de leitura, ficha de leitura e maquete da cela para revisão de sinais, a cela braille, (alfabeto e letras acentuadas) e placa com furos para alinhavos de habilidade tátil.

O segundo, é para iniciantes e tem maquete de cela braille, em vários tamanhos, ficha de leitura do alfabeto em material emborrachado e atividade impressa sobre os tipos de pontilhados para percepção tátil. Ambos vão receber o alfabeto em braille.

A entrega é feita aos responsáveis pelos alunos e acontece até o dia 5 de abril, nos períodos da manhã e da tarde, na própria unidade, no Centro de Maceió.

Aluno do Cyro Accioly

A professora de estimulação tátil Jilsa Santos é uma das responsáveis pelo projeto. Para ela, o contato dos estudantes com esse material é fundamental para a evolução na alfabetização.

"Para chegar no braille, na leitura, é preciso desenvolver o tato e os conceitos matemáticos para que a gente possa chegar a uma leitura correta e clara", pontua.

Ao todo, 20 alunos, com idades entre 7 e 43 anos, serão beneficiados. Cada um deles recebe acompanhamento individualizado. Isso melhora o aprendizado e acelera o desenvolvimento. 

Aluno do Cyro Accioly.jpg 2

Aulas remotas - As aulas do Centro Estadual de Educação Cyro Accioly estão sendo realizadas na modalidade remota seguindo o modelo estabelecido em toda a rede estadual de ensino. Além disso, também estão sendo desenvolvidas reuniões virtuais semanais para avaliar o desenvolvimento dos estudantes.

Audioaulas serão divulgadas pelas redes sociais do Cyro Accioly (Instagram, Facebook e Youtube) disponíveis para todas as pessoas com deficiência visual.